.rockstage

BRASIL

A vida e a música de Jimi Hendrix

149 views

Jimi Hendrix é amplamente considerado um dos maiores guitarristas da história do rock ‘n’ roll.

 

Quem foi Jimi Hendrix?

Jimi Hendrix (1942–1970) foi um guitarrista, cantor e compositor de rock ‘n’ roll, nascido em Seattle, conhecido por suas habilidades na guitarra elétrica e seu carisma selvagem. Seu prolífico jeito de tocar guitarra e suas excepcionais habilidades de composição o catapultaram para a fama e influenciaram músicos de outros gêneros, incluindo hard rock, funk e grunge . Uma de suas apresentações mais lendárias aconteceu no palco do Woodstock Music Festival em 1969, onde estreou sua versão elétrica de “The Star-Spangled Banner”. Sua carreira durou apenas quatro curtos anos. Hendrix morreu em 1970, mas seu status de roqueiro lendário continua vivo.

 

 

Uma breve biografia de Jimi Hendrix

Jimi Hendrix teve uma carreira curta, mas prolífica, que continua a inspirar guitarristas até hoje.

 

  • Primeiros anos: Jimi Hendrix nasceu em Seattle, Washington, em 27 de novembro de 1942 e se chamava Johnny Allen Hendrix. Em 1946, seus pais mudaram seu nome para James Marshall Hendrix. Nascido em uma família assolada por dificuldades, Hendrix retirou-se para os discos de blues elétrico e rock ‘n’ roll de seu pai ainda jovem. Inspirado pelo artista de blues Muddy Waters, Hendrix aprendeu sozinho a tocar guitarra. Ele recebeu sua primeira guitarra elétrica quando completou 16 anos e posteriormente abandonou o ensino médio para se concentrar em tocar blues com seu primeiro grupo, os Rocking Kings.

 

  • Serviço militar: Em 1961, Hendrix se alistou como pára-quedista no Exército dos Estados Unidos, onde formou uma banda chamada King Kasuals com alguns de seus colegas do exército. Um ano depois, em 1962, Hendrix foi dispensado com honras.

 

  • Início de carreira: Depois que Hendrix deixou o serviço militar, ele começou a se apresentar como músico de estúdio, atendendo pelo nome de Jimmy James. Ele tocava guitarra de apoio para nomes como BB King, Little Richard, Sam Cooke e Isley Brothers. Quando não estava em turnê, ele fazia shows em Greenwich Village, na cidade de Nova York, com seu próprio grupo – Jimmy James and the Blue Flames – além de tocar com o grupo de blues rock Curtis Knight and the Squires.

 

  • The Jimi Hendrix Experience: Em 1966, Hendrix mudou-se para Londres, Inglaterra, para unir forças com o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell. Juntos, eles eram conhecidos como a Jimi Hendrix Experience. Seu empresário, Chas Chandler (que tocava baixo no popular grupo de rock Animals) ajudou a apresentar Hendrix a roqueiros britânicos como Eric Clapton, Beatles, Who e Rolling Stones. Em 1967, eles lançaram seu primeiro álbum intitulado Are You Experienced? Seu primeiro single, “Hey Joe”, foi incrivelmente bem recebido após seu lançamento na Grã-Bretanha. Jimi Hendrix ganharia a adoração do público na América ao se apresentar no Monterey Pop Festival no final daquele ano.

 

  • Carreira solo: Depois de lançar dois novos álbuns juntos — Axis: Bold as Love e Electric Ladyland (nomeado em homenagem ao estúdio de gravação em que foi produzido, Electric Lady Studios) — o Jimi Hendrix Experience se desfez devido a diferenças criativas. A primeira apresentação solo de Hendrix após a separação foi no Woodstock Music Festival em 1969. Mais tarde naquele mesmo ano, Hendrix formou um grupo chamado Band of Gypsys com o baixista Billy Cox e o baterista Buddy Miles. O tempo que passaram juntos durou pouco e eles lançaram um álbum autointitulado.

 

  • Anos finais: O prolífico guitarrista de rock morreu devido a complicações relacionadas às drogas em Londres, em 18 de setembro de 1970. Ele tinha 27 anos. Na época do falecimento de Hendrix, ele tinha várias gravações inéditas. Um total de 12 álbuns póstumos seriam lançados com canções de Hendrix, incluindo The Cry of Love , Rainbow Bridge e First Rays of the New Rising Sun. Ele foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll em 1992.

 

3 características do estilo musical de Jimi Hendrix

Essas características definem o estilo musical de Hendrix.

 

  1. Afinação não convencional: Hendrix raramente tocava uma guitarra afinada padrão. Em vez disso, ele preferiu afinar sua guitarra para E♭, A♭, D♭, G♭ e B♭. Ele também fez bom uso de pedais de efeitos. Se você está tentando obter aquele som característico de Hendrix, precisará de três pedais de efeitos: wah-wah, oitava e fuzz. “O acorde de Hendrix“, como é conhecido, é um E7♯9 e é o ingrediente secreto de muitas músicas blues de Hendrix.
  2. Ritmos funky: Embora Hendrix tocasse guitarra solo em quase todos os seus grupos, ele tocava seus licks com ritmo. Usando o polegar para tocar as notas graves dos acordes, Hendrix foi capaz de incorporar ritmos funk mesmo durante os solos. Essa técnica se tornou uma prática padrão no rock e pode ser ouvida em sua canção “Little Wing”, de 1967.
  3. Solos expressivos: A forma de tocar guitarra de Hendrix era exclusivamente expressiva, sem sacrificar a técnica. Ele tocava com uma liberdade invejável, o que tornava suas apresentações ao vivo cruas e imprevisíveis. Ele incendiou sua guitarra no Monterey Pop Festival após um solo divertido na música “Wild Thing”. Sua música “Machine Gun”, de 1970, apresenta um solo icônico projetado para imitar os sons da guerra.

 

 

5 canções famosas de Jimi Hendrix

Jimi Hendrix produziu muitas obras culturalmente significativas, mas essas canções continuam a resistir ao teste do tempo.

 

  1. “Hey Joe” : Essa música foi a faísca que incendiou a carreira de Hendrix. A música foi originalmente escrita pela banda californiana The Leaves, e Hendrix apresentou sua versão no Cafe Wha? em 1966. O baixista do Animals, Chas Chandler, ouviu a versão de Hendrix e o convenceu a se mudar para a Europa para gravar o single e formar o Jimi Hendrix Experience.
  2. “Purple Haze”: Esta música foi o segundo single lançado pelo Jimi Hendrix Experience em 1967. Os fãs muitas vezes interpretaram a letra como uma referência a uma viagem psicodélica, mas Hendrix disse que era para ser uma canção de amor.
  3. “The Wind Cries Mary”: Este é o terceiro single da Jimi Hendrix Experience. Foi lançado como lado B de “Purple Haze” nos Estados Unidos e posteriormente lançado no álbum Are You Experienced? A faixa alcançou o sexto lugar no UK Singles Chart em 1967.
  4. “All Along the Watchtower”: Esta música foi escrita originalmente por Bob Dylan para violão. The Jimi Hendrix Experience lançou sua versão elétrica em 1968. Alcançou a posição 20 nas paradas da Billboard, tornando-se o hit de Hendrix com maior classificação na América.
  5. “Voodoo Child (Slight Return)”: Esta música apresenta o tom de guitarra wah-wah característico de Hendrix. Lançada em 1968 pela Electric Ladyland , a canção alcançou o primeiro lugar no UK Singles Chart. O hit seria o único single de Hendrix no topo das paradas no Reino Unido.

 

Outras curiosidades

Guitarras

As Stratocasters foram primeiramente popularizadas por Buddy Holly e pela banda britânica The Shadows, mas elas eram quase impossíveis de serem obtidas no Reino Unido até a metade da década de 60, devido às restrições de importação do pós-guerra. O surgimento de Hendrix coincidiu com o fim dessas restrições, e ele, de forma indiscutível, fez mais do que qualquer outro músico para tornar a Stratocaster a guitarra elétrica mais vendida na história. Anteriormente à sua chegada ao Reino Unido, a maioria dos músicos mais conhecidos utilizava guitarras Gibson e Rickenbacker, mas depois de Hendrix, quase todos os principais guitarristas, incluindo Jeff Beck e Eric Clapton, trocaram para as Fender Strats. Hendrix comprou várias Strats durante sua vida; ele deu várias de presente (incluindo uma dada ao guitarrista do ZZ Top Billy Gibbons), mas muitas outras foram roubadas e ele mesmo destruiu diversas delas em seus famosos rituais de queima da guitarra ao final dos shows.

 

Herança

Na falta de um testamento, Al Hendrix, pai de Jimi, herdou os direitos e “royalties” das gravações do filho, e confiou-os a um advogado, o qual supostamente enganou Al convencendo-o a vender esses direitos a companhias pertencentes a ele próprio. Al processou-o em 1993 por administrar de forma incompetente esses bens. O processo foi financiado pelo cofundador da Microsoft, Paul Allen, um fã devoto de Hendrix de longa data. Em uma resolução de 1995, Al Hendrix finalmente recuperou o controle sobre todas as gravações do filho. Diversos álbuns foram então remasterizados a partir das fitas originais e relançados. Al Hendrix morreu em 2002 com 82 anos. O controle dos bens e da companhia Experience Hendrix, que fora montada para administrar o legado de Hendrix, passou então à meia-irmã de Jimi, Janie.

 

Em 2004 Janie Hendrix foi processada por seu meio-irmão, Leon Hendrix, irmão mais novo de Jimi, o qual foi deixado de fora do testamento de seu pai, em 1997. Ele buscava a restauração de sua parte na herança e a remoção de sua meia-irmã da posição de controle da propriedade de Hendrix.

 

Parte de sua herança foi doada para o Instituto Live Aid.

 

ídolo de ídolos

Paul McCartney, que descreveu Hendrix como o seu guitarrista favorito de todos os tempos, lembrou em uma entrevista para Stephen Colbert em seu programa de auditório na TV americana: “Eu estava lá quando Jimi Hendrix se apresentou pela 1ª vez em Londres, Eric Clapton estava lá, Pete Townshend também (THE WHO)… Todos nós assistimos esse novo deus da guitarra”.

 

“Ele estava indo muito bem, ótimo, mas numa certa hora sabíamos que ele estava com a guitarra desafinada”, lembrou McCartney. “Foi quando ele começou a procurar por Eric Clapton na plateia. Ele chegou a me dizer: ‘Eric está lá fora, cara?’, quando Jimi conseguiu ver Eric e disse para ele: ‘Hey, cara, você pode vir aqui e afinar essa guitarra pra mim?’”

 

O apresentador perguntou: “Mas Eric Clapton subiu ao palco e afinou a guitarra de Jimi Hendrix?”

 

McCartney respondeu: “Bom, o que você acha? Claro que não”. (risos)

 

Leia também: