.rockstage

BRASIL

The Jury: a história da colaboração entre Kurt Cobain e Mark Lanegan

15 views

Você pode imaginar um álbum de canções originais com Kurt Cobain e Mark Lanegan? Em 1989, quando o Nirvana de Cobain e o Screaming Trees de Lanegan ainda estavam estabelecendo suas próprias bandas, eles tentaram um projeto juntos.

 

No entanto, ele nunca foi consolidado. Vamos conhecer o álbum que nunca existiu, da colaboração Lanegan/Cobain chamado “The Jury”.

 

Após a primeira turnê do Nirvana nos Estados Unidos, Cobain e Lanegan começaram a discutir um projeto paralelo. “Mark e Kurt ficaram juntos”, diz Endino. “Acho que eles ficaram bêbados juntos, ou realmente chapados, e escreveram um monte de músicas, e ficaram super empolgados e disseram a Jonathan [Poneman, co-fundador da Sub Pop Records]: ‘Ei, queremos fazer um álbum juntos!’”

 

Eles então agendaram uma sessão na Reciprocal Recording com Jack Endino para gravar essas novas canções para um possível lançamento da Sub Pop. O baixista do Nirvana, Krist Novoselic, e o baterista do Screaming Trees, Mark Pickerel, completariam a formação da banda. O grupo foi nomeado “The Jury” por sugestão de Pickerel, em detrimento da preferência de Kurt Cobain por “Lithium”. Endino listou o artista como “Screaming Nirvana” na papelada da sessão.

 

O objetivo original de gravar músicas originais foi abandonado quando os dois colaboradores chegaram ao estúdio. “Quando eles apareceram, disseram: ‘Bem, tentamos escrever algumas músicas, mas não as gravamos e esquecemos todas. Então, em vez disso, vamos fazer algumas músicas do Lead Belly.”

 

Tanto Cobain quanto Lanegan tinham grande consideração por Lead Belly, um músico americano de folk e blues. “Ele era alguém que Kurt e eu gostávamos de ouvir, e ouvíamos juntos”, diz Lanegan.

 

A primeira música que a banda gravou foi “Where Did You Sleep Last Night” com Lanegan nos vocais principais. Grey Goose”, uma instrumental, foi a segunda faixa gravada. (Lanegan notou que havia uma música que ele deveria cantar, mas não cantou. É provável que ele esteja se referindo a “Grey Goose”.) Depois veio “Ain’t It a Shame” e “They Hung Him on A Cross”, ambos com Cobain nos vocais.

 

Apesar do início promissor, o projeto fracassou neste ponto.

 

“No final, começamos a perder o interesse rapidamente, percebendo que não era tão legal quanto os originais que gostávamos de ouvir”, diz Lanegan. “Dissemos à Sub Pop que provavelmente não iria acontecer, e foi quando eles me sugeriram que eu fizesse um disco solo.”

 

Pickerel disse a Gillian Gaar que parte do problema era que nem Lanegan nem Cobain se sentiam confortáveis ​​em assumir a liderança nas sessões. “Eles pareciam garotos do ensino médio em um baile, um casal de invisíveis”, diz Pickerel. “Foi realmente frustrante. Nenhum dos dois tomaria a iniciativa de fazer declarações como ‘Quero cantar essa música’ ou ‘Acho que você seria ótimo para a primeira estrofe…”

Após a segunda sessão em 28 de agosto, o projeto foi abandonado.

“Certamente não decidimos não prosseguir com isso novamente, mas todos ficaram muito ocupados”, diz Pickerel. “Eu realmente tinha grandes esperanças nisso; Eu queria que fosse uma banda de trabalho. Mas simplesmente não era para ser, eu acho.”

 

 

Apenas uma das canções das sessões entrou em um álbum. “Where Did You Sleep Last Night” foi incluído no primeiro álbum solo de LaneganThe Winding Sheet . As três faixas restantes não viram a luz do dia até o lançamento da coleção de lados B do Nirvana, With the Lights Out , em 2004. Todas as três faixas receberam uma mixagem adequada de Endino para o lançamento.

Apesar da escassa produção, as sessões revelaram-se de grande importância. Quando o projeto Jury fracassou, a Sub Pop encorajou Lanegan a gravar seu primeiro álbum solo, The Winding Sheet . De acordo com Lanegan, a Sub Pop ofereceu a ele mais dinheiro do que jamais havia recebido antes para fazer o álbum. Foi também nesse ponto que ele começou a ter um papel mais ativo na composição.

 

 


Apesar da escassa produção, as sessões revelaram-se de grande importância. Quando o projeto Jury fracassou, a Sub Pop encorajou Lanegan a gravar seu primeiro álbum solo, The Winding Sheet . De acordo com Lanegan, a Sub Pop ofereceu a ele mais dinheiro do que jamais havia recebido antes para fazer o álbum. Foi também nesse ponto que ele começou a ter um papel mais ativo na composição.

 

Eu realmente tinha grandes esperanças nisso; Eu queria que fosse uma banda de trabalho. Mas simplesmente não era para ser, eu acho. Mark Pickerel, baterista das sessões do The Jury

 

Cobain mais tarde tocaria “Where Did You Sleep Last Night?” para encerrar a aclamada apresentação do Nirvana no MTV Unplugged em 1994. A música foi selecionada em parte como uma homenagem a Lanegan. “Kurt admirava Lanegan”, diz o baterista do Nirvana, Dave Grohl. “The Winding Sheet foi uma grande influência em nosso Unplugged .”

 

Lanegan e Cobain acabariam sendo duas das vozes mais influentes da cena musical na época. O que poderia ter sido feito se os dois talentosos artistas tivessem se comprometido com o projeto e levado as músicas até o fim? O que poderia ter sido produzido se eles pudessem se lembrar de suas canções originais? O que poderia ter sido produzido se Lanegan ou Cobain assumissem a liderança na gravação? Infelizmente, as quatro canções dão apenas uma dica.

 

Canções gravadas do júri

“Where Did you Sleep Last Night”
Lanegan on vocals. On the Mark Lanegan album, The Winding Sheet

“Grey Goose”
Instrumental. On the Nirvana box set, With the Lights Out

“Ain’t It a Shame”
Cobain on vocals. On the Nirvana box set, With the Lights Out

“They Hung Him on a Cross”
Cobain on vocals. On the Nirvana box set, With the Lights Out

 

Leia também:

Smells Like Seattle: a história do grunge em 9 músicas

 

Thurston Moore, ex-Sonic Youth, confirma novo álbum e compartilha “Hypnogram”