Kid Abelha: a obsessão por controle em “Como Eu Quero”

612 views

Talvez você já tenha feito ou recebido alguma serenata com um grande sucesso do Kid Abelha: a música Como Eu Quero. Certamente, a faixa também já foi momento de isqueiros ligados durante o show em um momento que parecia romântico. Mas, se você achava que a letra dessa canção falava de amor, você está enganado!

 

A música Como Eu Quero fala sobre controle, sobre obsessão por idealizar alguém de uma forma e querer que essa pessoa seja como você quer que ela seja. É como se a letra dissesse “Eu quero você como eu quero que você seja”.

 

O canal de Júlio Ettore no Youtube trouxe uma explicação completa sobre a música. Quer conferir e saber mais? Então clique abaixo!

 

 

A música foi toda composta pelo ex-casal companheiro de banda, Paula Toller e Leoni. Porém de início, eles não gostaram muito da música e acabaram jogando-a na lata do lixo. O produtor Liminha perguntou se não tinham mais alguma música para mostrar para ele, afinal, eles precisavam preencher seu primeiro LP. Mostraram então a primeira versão de Como EU Quero, o produtor gostou muito, mas acreditava que o refrão deveria melhorar. Leoni levou o rascunho para casa e voltou com a canção pronta no dia seguinte: do lixo para as rádios do Brasil todo.

 

Porém, mesmo sendo uma música bem conhecida, com refrão marcante e com uma melodia bem gostosa de cantarolar, a letra não fala sobre amor. Os músicos se inspiraram num caso real: o primeiro baterista da banda, Beni Borja, namorava uma moça que era do mesmo círculo de amigos do restante da banda. No entanto, segundo Paula e Leoni, ela sempre deixava claro que não queria que seu namorado fosse músico, queria que fosse alguém “mais sério”, com um trabalho formal e mais maduro. Foi aí o ponto de partida para a inspiração da letra.

 

 

A música não é um relato fiel do caso, mas sim uma simulação de uma mulher querendo controlar como seu namorado deveria ser. Ao entender isso, versos como “Tira essa bermuda que eu quero você sério” chegam com outro significado: é como se ela dissesse que a bermuda representava um adolescente, enquanto usar calças representaria alguém mais maduro. Há também uma sátira nessa frase: muitas bandas do Rio de Janeiro se apresentavam de bermudas, até porque era um lugar muito quente. Sendo assim, bandas de outras regiões usavam o termo pejorativo “Rock de Bermuda” para desmerecer o trabalho dessas bandas, como se fossem bandas de adolescentes. A frase caiu muito bem como uma alfinetada para quem pensava assim.

 

Sem dúvida, a banda Kid Abelha foi um grande sucesso do Pop Rock e da New Wave aqui no Brasil. Seu álbum acústico, por exemplo, foi um dos mais vendidos. Gosta desse trabalho e quer adquirir um direto pelo site da Amazon agora mesmo? Basta clicar abaixo!

 

 

Outros versos como “Solos de guitarra não vão me conquistar” também deixam claro que a mulher não quer que seu namorado seja músico; prefere sim que ele encontre o emprego mais formal e deixe esse “sonho adolescente” para trás.

 

Leoni e Paula se surpreenderam com o sucesso da música. Ainda mais ao perceberem que o público acabava achando que se tratava de uma música de amor e não de uma crítica sobre alguém controlador. Não à toa, Leoni, muitas vezes ao se apresentar em carreira solo, quando vai tocá-la, ele se apresenta de uma forma mais agressiva, tentando deixar clara a intenção do autor e o que ele queria passar quando escreveu a canção ao lado de Paula. Ao ouvir a versão abaixo a partir dos 2 minutos, você percebe que a faixa fica mais agressiva, mostrando o lado controlador do eu-lírico. Ouça!

 

 

A música deixa claro que nem tudo é como parece ser. O refrão marcante de Como Eu Quero até faz parecer que a pessoa está dizendo que quer muito a outra, porém, ao prestarmos atenção nos detalhes, fica claro que a letra é mais sobre controle.

 

O baterista Beni Borja, que foi a inspiração inicial para a composição da letra, acabou deixando a banda entre a gravação do primeiro compacto da banda e do primeiro LP. Ele já faleceu há alguns anos, mas, quando perguntado sobre, disse que não foi sua namorada da época que o fez sair: ele apenas não estava gostando da rotina cansativa da banda. Depois de sua saída, o Kid Abelha nunca mais contou com um baterista fixo, tocando com músicos convidados até o fim de suas apresentações.

 

CONFIRA TAMBÉM