Woodstock: Conheça as 32 bandas que tocaram no evento de 1969

498 views

Woodstock Music and Art Festival foi realizado de 15 a 18 de agosto de 1969, não em Woodstock, mas em Bethel, Nova York.

 

Woodstock deveria sediar o festival, mas quando rumores se espalharam de que o público poderia chegar a 1 milhão de pessoas, a cidade desistiu. O fazendeiro Max Yasgur salvou o concerto ao hospedar mais de 500.000 participantes em seu campo de alfafa. Apesar da multidão enorme, a escassez de comida, água e banheiros, é amplamente reconhecido como um dos maiores eventos de rock de todos os tempos…

 

Neste artigo você confere a lista e o line up do final de semana que marcou os corações e as mentes roqueiras, que buscavam equilíbrio entre rebeldia e paz e amor. Boa leitura!

 

Confira a lista dos 32 artistas que subiram ao palco na primeira edição do woodstock

 

  • Richie Havens
  • Sweetwater
  • Bert Sommer
  • Tim Hardin
  • Ravi Shankar
  • Melanie
  • Arlo Guthrie
  • Joan Baez
  • Quill
  • Country Joe McDonald
  • Santana
  • John Sebastian
  • The Keef Hartley Band
  • The Incredible String Band
  • Canned Heat
  • Mountain
  • The Grateful Dead
  • Creedence Clearwater Revival
  • Janis Joplin
  • Sly and the Family Stone
  • The Who
  • Jefferson Airplane
  • Joe Cocker
  • Country Joe and The Fish
  • Ten Years After
  • The Band
  • Johnny Winter
  • Blood, Sweat and Tears
  • Crosby, Stills, Nash and Young
  • Paul Butterfield Blues Band
  • Sha Na Na
  • Jimi Hendrix

1. Richie Havens

Richie Havens, um cantor folk de Greenwich Village, começou o show por volta das 17h de sexta-feira, 15 de agosto. Ele tocou oito músicas, incluindo a memorável “Motherless Child“, que ele encerrou com a palavra “liberdade” cantada repetidamente. Depois de Woodstock, Havens continuou a fazer turnês e lançar álbuns, e em 1993 ele se apresentou nas cerimônias de posse do presidente Bill Clinton. Ele morreu em 2013.

 

 

2. Sweetwater

Sweetwater foi pioneira no estilo de fusão psicodélica/clássica mais tarde adotado por Jefferson Airplane e também foi a banda de abertura do festival. Eles tocaram oito músicas, incluindo “What’s Wrong“, “Crystal Spider” e “Why Oh Why“. Depois de Woodstock, Sweetwater se separou quando a vocalista Nansi Nevins ficou gravemente ferida em um acidente de carro.

 

3. Bert Sommer

Bert Sommer foi um cantor folk e ex-membro do grupo barroco-pop The Left Banke. Sommer tocou 10 músicas no festival, incluindo “Jennifer”, “Jeanette” e “America”. Ele continuou a gravar e se apresentar até sua morte em 1990.

 

 

4. Tim Hardim

 

Tim Hardin também foi um músico folk e compositor de Greenwich Village. Durante seu set, Hardin tocou apenas duas músicas solo — “Misty Roses” e “If I Were a Carpenter“, que foi um hit top 10 de Bobby Darin. No resto do set, ele tocou com sua banda. Hardin continuou gravando até 1973 e morreu de overdose de heroína e morfina em 1980.

 

 

5. Ravi Shankar

O músico e compositor bengali-indiano Ravi Shankar é mais conhecido por ensinar George Harrison a tocar cítara. Seu trabalho com Harrison e outras estrelas do rock lhe rendeu um show em Woodstock, onde ele tocou cinco músicas na chuva, incluindo “Tabla Solo in Jhaptal”. Ele não era fã da multidão que usava drogas. Hoje, suas filhas Anoushka Shankar e Norah Jones são ambas musicistas de sucesso. Shankar morreu em 2012.

 

 

6. Mélanie

 

Melanie, nascida Melanie Anne Safka-Schekeryk, fez sua primeira gravação aos 5 anos e fez sucesso na Europa com “Beautiful People”, uma das duas músicas que ela apresentou em Woodstock. Mais tarde, ela gravou “Lay Down (Candles in the Rain)” depois de ser inspirada pelo público de Woodstock acendendo velas durante seu set, que começou às 23h de sexta-feira, em meio à chuva.

 

 

7. Arlo Guthrie

Antes de Woodstock, Arlo Guthrie — filho do cantor folk e compositor Woody Guthrie — era mais conhecido por sua canção de 18 minutos (e filme subsequente) “Alice’s Restaurant“, que descreve como ele evitou o recrutamento. Arlo tocou “Coming into Los Angeles“, “Walking Down the Line” e “Amazing Grace” em Woodstock. Ele continua gravando e se apresentando.

 

 

8. Joan Baez

O primeiro dia em Woodstock fechou com Joan Baez, provavelmente a cantora folk e de protesto mais famosa a se apresentar no festival. Era 1 da manhã, então, tecnicamente, era o segundo dia. Baez apresentou 12 músicas em Woodstock, incluindo seus sucessos “Joe Hill” e “Sweet Sir Galahad” e clássicos como “Swing Low Sweet Chariot” e “We Shall Overcome“. Depois de mais de 60 anos no ramo musical, Baez continua gravando e apresentando músicas sobre não violência, direitos civis e humanos e o meio ambiente.

 

 

9. Quill

O segundo dia em Woodstock começou por volta do meio-dia com a banda de Boston Quill. Eles abriram para vários artistas notáveis, incluindo The Who, Sly and the Family Stone, The Grateful Dead e Janis Joplin. Em Woodstock, Quill tocou quatro músicas, incluindo “They Live the Life” e “Waitin’ for You“. Depois de Woodstock, Quill lançou seu primeiro álbum, que fracassou, e a banda se separou em 1970.

 

 

10. Country Joe McDonald

Country Joe McDonald fez uma aparição não programada em Woodstock sem sua banda, The Fish. O set solo de McDonald incluiu “I Find Myself Missing You“, “I-Feel-Like-I’m-Fixin’-to-Die Rag” e “Fish Cheer“, uma música onde ele geralmente soletrava a palavra fish com o público, mas em Woodstock, ele soletrou outra palavra de quatro letras com F. Ele voltou para se apresentar com sua banda no domingo.

11. Santana

A carreira do guitarrista de rock latino Carlos Santana ganhou um grande impulso quando o produtor de shows Bill Graham convenceu os promotores de Woodstock a reservar a banda, mesmo que eles ainda não tivessem lançado um álbum. A banda tocou sete músicas, incluindo “Waiting“, “Jingo” e o instrumental de 11 minutos “Soul Sacrifice“, que foi considerado um destaque do festival.

Embora o álbum de 1970 “Abraxas” tenha alcançado o primeiro lugar nas paradas de álbuns e vendido mais de 4 milhões de cópias, Carlos Santana não chegaria perto desse sucesso até o lançamento de “Supernatural” em 1999, uma colaboração com Eric Clapton, Wyclef Jean e outros artistas. Ele vendeu incríveis 30 milhões de cópias no mundo todo. O álbum ganhou oito prêmios Grammy , incluindo Álbum do Ano e Gravação do Ano pela música “Smooth” com Rob Thomas.

 

 

12. John Sebastian

John Sebastian é mais conhecido como um dos fundadores do Lovin’ Spoonful. Sebastian não estava programado para aparecer no festival, mas ele tocou cinco músicas, incluindo “I Had a Dream” e “Rainbows Over Your Blues“. Em 1976, ele teve um single número 1 com a música tema da TV “Welcome Back, Kotter“. Sebastian continua gravando e fazendo turnês e promoveu uma coleção dos maiores sucessos dos anos 1960 por meio de infomercial.

 

 

 

13. A Keef Hartley Band

A Keef Hartley Band, que misturava elementos de jazz , blues e rock, foi uma das poucas bandas britânicas a tocar em Woodstock. A carreira de Keef Hartley decolou quando ele substituiu Ringo Starr como baterista do Rory Storm and the Hurricanes quando Ringo se juntou aos Beatles. Em Woodstock, a banda tocou oito músicas, incluindo “Spanish Fly” e “Rock Me Baby“. Hartley gravou até meados da década de 1970 e morreu em 2011.

 

14. The Incredible String Band

The Incredible String Band foi uma banda acústica escocesa que se formou no início dos anos 1960 e depois mudou para música folk psicodélica. Eles deveriam se apresentar na sexta-feira, mas não quiseram tocar na chuva, fazendo com que Melanie fosse no lugar deles. Seu conjunto de quatro músicas incluía “The Letter” e “This Moment“. The Incredible String Band se separou em 1974, se reuniu em 2003 e se separou novamente em 2006.

 

15. Canned Heat

A banda de blues-rock/boogie Canned Heat tocou quatro músicas em Woodstock, incluindo “Goin’ Up the Country” e “Let’s Work Together“. Em 1970, eles trouxeram o cantor de blues e guitarrista John Lee Hooker para gravar o álbum duplo, “Hooker ‘n’ Heat“. Embora muitos dos membros originais tenham morrido, o Canned Heat os substituiu e continua a se apresentar e gravar.

 

16. Mountain

A banda de rock Mountain estava fazendo apenas seu quarto show ao vivo quando apresentou 13 músicas em Woodstock, incluindo “Stormy Monday“, “Waiting to Take You Away” e “Theme for an Imaginary Western“. A banda se separou e se reuniu várias vezes depois de Woodstock e atualmente está reunida e se apresentando novamente, mas sem o membro fundador Felix Pappalardi, que foi baleado e morto por sua esposa em 17 de abril de 1983.

17. The Grateful Dead

The Grateful Dead era conhecido por fazer longas jams ao vivo de sua combinação de rock, folk, bluegrass, blues, country, jazz , psicodelia e gospel. Formado em São Francisco em 1965 pelo guitarrista Jerry Garcia, o Grateful Dead tocou quatro longas músicas em Woodstock: “St. Stephen“, “Mama Tried“, “Dark Star/High Time” e “Turn on Your Love Light“. O show foi adiado por causa da chuva e dificuldades técnicas, então eles terminaram por volta da meia-noite.

O Grateful Dead continuou a fazer turnês regularmente para seus seguidores “Deadhead” até Jerry Garcia morrer em agosto de 1995. Os membros restantes se separaram, mas depois se reuniram para formar The Other Ones e em 2003 renomearam a si mesmos como The Dead. Agora eles fazem turnês como Dead & Company.

 

18. Creedence Clearwater Revival

Fortemente influenciado pelo swamp blues que surgiu na Louisiana no final dos anos 50 e início dos anos 60, o Creedence Clearwater Revival foi formado na área da Baía de São Francisco em 1959. Eles atingiram seu auge no início de 1969, bem a tempo para Woodstock.

No festival, eles apresentaram um set de 11 músicas que incluía “Bad Moon Rising” e “Proud Mary“. Sua apresentação não foi incluída no filme ou álbum de Woodstock, aparentemente porque o vocalista John Fogerty não gostou da apresentação. O CCR se separou em 1972, mas Fogerty surgiu como artista solo em meados dos anos 1980 e continua gravando e fazendo turnês.

 

19. Janis Joplin

Antes de sua morte por overdose de heroína em 1970, Janis Joplin causou um grande impacto na música rock com quatro álbuns e performances memoráveis. Em Woodstock, ela deu uma execução espirituosa de 10 músicas, incluindo “To Love Somebody“, “Try (Just a Little Bit Harder)” e “Piece of My Heart“, começando por volta das 2 da manhã. Seu álbum mais vendido, “Pearl“, lançado postumamente em 1971, apresentou seu single de sucesso “Me and Bobby McGee” e a música a cappella “Mercedes-Benz“.

 

20. Sly and the Family Stone

Uma das primeiras bandas racialmente integradas, Sly and the Family Stone de São Francisco combinava soul, funk e psicodelia em sua música. Eles tocaram oito músicas em Woodstock, incluindo “Dance to the Music“, “Stand!“, “Everyday People” e “I Want to Take You Higher“, começando por volta das 3h30 da manhã. Woodstock tornou a banda popular, mas o uso de drogas de Sly Stone os derrubou.

Quando a banda foi introduzida no Hall da Fama do Rock & Roll em 1993, muitos dos membros fundadores se apresentaram, mas Sly, em uma aparição surpresa, aceitou seu prêmio e desapareceu. Então, durante um tributo a Sly and the Family Stone no Grammy Awards de 2006 , Sly se juntou à banda no meio de “I Want to Take You Higher“, mas deixou o palco antes que a música terminasse.

 

21. The Who

Woodstock foi a maior apresentação do The Who desde o lançamento de sua inovadora ópera rock “Tommy”. O set de 24 músicas começou por volta das 5 da manhã de domingo e incluiu muitas músicas de Tommy, além de “I Can’t Explain”, “Shakin’ All Over” e “My Generation”. Na conclusão do set, Pete Townshend bateu sua guitarra no palco e a jogou na multidão.

O baterista Keith Moon morreu em 1978 de uma overdose de medicamentos prescritos e o grupo se separou oficialmente em 1983, mas se reuniu para vários eventos e turnês ao longo dos anos. Em 1990, o The Who foi introduzido no Rock & Roll Hall of Fame, e eles continuam em turnê.

22. Jefferson Airplane

O set de oito músicas do Jefferson Airplane começou às 8 da manhã de domingo. Esta banda de rock psicodélico de São Francisco apresentou sucessos como “Volunteers”, “Somebody to Love” e “White Rabbit”. Depois de Woodstock, o Jefferson Airplane continuou a apresentar e gravar sucessos sob nomes diferentes, incluindo Starship e Jefferson Starship the Next Generation. O Jefferson Airplane foi introduzido no Rock & Roll Hall of Fame em 1996.

23. Joe Cocker

Joe Cocker subiu ao palco por volta das 14h. O músico inglês de rock e blues apresentou cinco músicas, incluindo sua versão da música “With a Little Help from My Friends”, dos Beatles, e também “Something’s Goin’ On”. Cocker superou problemas com abuso de drogas e álcool e continuou a fazer turnês esporadicamente. Ele morreu em 2014.

24. Country Joe and The Fish

Após um atraso de várias horas devido à chuva, Country Joe retornou, desta vez com sua banda The Fish, subindo ao palco por volta das 18h. Eles tocaram quatro músicas, incluindo “Rock and Soul Music” e “Love Machine”. Em 2004, Country Joe formou a Country Joe Band com alguns dos membros originais da banda e saiu em turnê.

25. Ten Years After

A banda inglesa de blues-rock Ten Years After tocou cinco músicas em Woodstock, incluindo “Good Morning Little Schoolgirl”, “Help Me” e “I’m Going Home”. Entre 1967 e 1974, o Ten Years After gravou e lançou 10 álbuns que venderam milhões de cópias, antes de se separar em 1975. Depois que todo o seu catálogo foi remasterizado digitalmente e relançado em 2001, três dos membros fundadores se reuniram e estão novamente gravando e fazendo turnês.

26. The Band

Originalmente conhecidos como The Hawks, as carreiras dos músicos canadenses-americanos The Band decolaram quando Bob Dylan os recrutou como sua banda de apoio para sua turnê mundial de 1965-1966. Eles posteriormente gravaram quatro álbuns com Dylan. Em Woodstock, seu set de 11 músicas incluiu as canções “Tears of Rage”, “Long Black Veil” e “Loving You Is Sweeter Than Ever”.

A banda se separou em 1976, e se reformou em 1983 sem o guitarrista fundador e compositor principal Robbie Robertson. Eles são membros do Canadian Music Hall of Fame e do Rock & Roll Hall of Fame.

 

27. Johnny Winter

O cantor e guitarrista de blues albino Johnny Winter lançou seu primeiro álbum em 1968. Ele tocou nove músicas em Woodstock, incluindo duas com seu irmão Edgar Winter, também um cantor de blues com albinismo. O set incluiu “Johnny B. Goode”, “I Can’t Stand It” e “Tobacco Road”.

Em 1977, Johnny produziu o álbum de retorno vencedor do Grammy Award de Muddy Waters, “Hard Again”. Em 1988, Johnny foi introduzido no Blues Foundation Hall of Fame. Ele morreu em 2014.

28. Blood, Sweat and Tears

Quando se apresentaram em Woodstock, a banda de jazz-rock Blood, Sweat and Tears ainda estava no auge de sua vitória no Grammy de 1969 como Álbum do Ano por seu segundo álbum autointitulado. O set de cinco músicas da banda em Woodstock incluiu “Spinning Wheel” e “Something Coming On”. Blood, Sweat and Tears se separou e se reformou várias vezes e continua em turnê.

29. Crosby, Stills, Nash e Young

O supergrupo de folk rock Crosby, Stills, Nash and Young começou seu set de 16 músicas por volta das 3 da manhã de domingo (ou na segunda-feira de manhã). Composto por ex-membros do The Byrds, The Hollies e Buffalo Springfield, Woodstock foi apenas seu segundo show. Seu set acústico de nove músicas incluiu “Suite: Judy Blue Eyes” e “Marrakesh Express”. O set elétrico que se seguiu incluiu “Long Time Gone” e “Find the Cost of Freedom”.

Mais tarde, eles gravaram a música “Woodstock” para comemorar o festival e por um tempo rivalizaram com os Beatles em termos de popularidade. Mas seus superegos fizeram com que o grupo se desfizesse em meados de 1970. Todos eles tiveram sucesso como artistas solo e se reuniram em várias configurações para gravar e fazer turnês ao longo dos anos. David Crosby morreu em 2023./\r\n/

30. Paul Butterfield Blues Band

Paul Butterfield foi um tocador de gaita e cantor que trouxe o estilo de blues elétrico de Chicago para o rock. O set de cinco músicas da Paul Butterfield Blues Band em Woodstock incluiu “Everything’s Gonna Be Alright”, “Driftin'” e “Born Under a Bad Sign”. Butterfield separou a Blues Band em 1970 e formou um novo grupo chamado Better Days. Ele se apresentou solo no final dos anos 1970 e início dos anos 80 e morreu em 1987 de overdose de drogas e álcool.

31. Sha Na Na

De longe, a banda mais engraçada a se apresentar em Woodstock foi Sha Na Na, um grupo que fez covers de músicas doo-wop dos anos 1950 enquanto fazia palhaçadas com roupas de época. Em Woodstock — apenas o sétimo show da carreira — eles tocaram nove músicas, incluindo “Yakety Yak”, “Wipe Out” e “At the Hop”.

Na época, o Sha Na Na não tinha um contrato de gravação, mas eles receberam um imediatamente depois e lançaram mais de 25 álbuns. De 1977 a 1982, o grupo até teve seu próprio programa de TV de sucesso, mas depois de várias décadas, eles decidiram parar de fazer turnês .

32. Jimi Hendrix

Talvez o guitarrista mais influente da história do rock, Jimi Hendrix, insistiu em fechar o show. Ele estava programado para se apresentar à meia-noite, mas seu set foi adiado para cerca de 9h da manhã de segunda-feira. Naquela época, a multidão, que já chegou a mais de 500.000, havia diminuído para cerca de 80.000.

Ainda assim, Hendrix tocou um set de 16 músicas que incluiu sucessos como “Foxy Lady”, “Purple Haze” e “Hey Joe”. Ele também tocou uma versão marcante e memorável de “The Star-Spangled Banner”.

Em 18 de setembro de 1970, Hendrix foi encontrado morto em Londres. Acredita-se que ele tenha se asfixiado com seu próprio vômito após uma overdose de pílulas para dormir. Hendrix foi introduzido no Rock & Roll Hall of Fame em 1992 e no UK Music Hall of Fame em 2005.