Seattle: novas bandas 40 anos depois da explosão do grunge

683 views

O movimento grunge, que floresceu em Seattle no final dos anos 80 e início dos 90, foi uma das maiores revoluções culturais e musicais dos últimos 50 anos.

O movimento grunge, que floresceu em Seattle no final dos anos 80 e início dos 90, foi uma das maiores revoluções culturais e musicais dos últimos 50 anos — se não a maior. Misturando elementos do punk, heavy metal e uma atitude de rejeição ao mainstream, o grunge deu origem a uma geração de bandas que capturaram o espírito de inquietação e rebeldia de toda uma era. Ícones como Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains não só redefiniram o som do rock, mas também influenciaram profundamente a moda, o cinema e o comportamento juvenil, marcando para sempre a identidade de Seattle no cenário musical mundial.

 

Hoje, mais de três décadas após a explosão do grunge, a cidade continua a ser um terreno fértil para novos artistas. Enquanto o cenário musical mudou, o espírito de resistência da cena de Seattle permanece vivo. Neste artigo, vamos explorar as novas bandas que estão surgindo na cidade, traçando caminhos únicos em um mundo musical que se reinventa constantemente e em sua maioria, longe das referências do passado.

 

Quais são as novas bandas de Seattle?

Com a ajuda do produtor Tyler Mays, que vive a 40 minutos de Seattle e que conhece bastante a atual cena musical da cidade, chegamos a alguns nomes bem interessantes e que podem cruzar as fronteiras da cidade e seus arredores, em busca de sucesso e reconhecimento. Vamos a elas:

 

Sun Puddle

Talvez esta seja a banda que carregue com mais intensidade as características do grunge dos anos 90 podendo agradar, mais diretamente, aos fãs de Nirvana, Melvins e Sonic Youth. Segundo o vocalista Trever Rose, a banda se encontra “quieta” no  momento. Aguardamos por novidades.

 

 

Milk Krayt

Formada em Tacoma, WA a banda carrega influências do Hard-Rock e do Metal Alternativo de bandas como Chevelle.

 

 

Alex Vile

Formada em Seattle, WA – Alex Vile traz fortes influencias de Hole e do Indie-Rock que predominou na cidade no início dos anos 2000.

 

 

The Holy Loyal

The Holy Loyal é um projeto do jovem guitarrista e vocalista Cameron Biscarret de Tacoma, WA que contou com a participação e produção de Jonny Barrett para desenvolver o  ótimo EP “Willow”. Cameron é bastante conhecido no cenário underground de Seattle e vem trabalhando em novas composições. Para nós, da Rockstage Brasil, The Holy Loyal se destaca dentre todas as bandas citadas aqui.

 

 

Jet Set Fever

Jet Set Fever é uma banda de punk alternativo com influências de Mudhoney e Nirvana fundada em 2021. Esses caras tem potencial pra seguir na estrada por um bom tempo!

 

 

Moon Fever

Com uma vibração atual e moderna, os roqueiros de Seattle, Moon Fever, criaram um hard-rock cheio de energia, influenciado pelas grandes bandas de estádio das gerações passadas. A banda tem uma agenda de shows bem ativa especialmente na sua cidade de origem.

 

 

Asterhouse

Asterhouse faz uma mistura de Indie Rock, Grunge e muita microfonia. Também foi formada em Seattle, WA e pode chamar a atenção dos fãs do estilo mas sem aquele gosto de saudosismo.

 

 

Sandrider

Sandrider é uma banda americana de grunge metal formada em Seattle, WA. A banda é atualmente composta pelos ex-membros da banda Akimbo Jon Weisnewski e Nat Damm, assim como Jesse Roberts do The Ruby Doe. Em 2016, a banda lançou três álbuns completos e um EP dividido com Kinski pela Good to Die Records.

 

 

O que achou das novas bandas de Seattle?

Tudo bem, comparações com o Big Four podem parecer injustas e até mesmo desproporcionais, mas um dia elas também foram pequenas e de certa forma, conquistaram o mundo. Quem sabe não seja a hora de uma nova explosão acontecer no Noroeste Americano?

 

Além das bandas citadas existem outras dezenas que não conseguimos dar a devida atenção. Mas isso é papo para um novo artigo.

 

Até breve…