Review: Stratosphere Project “Dimensional Convergence”, 2023

103 views

Como um fiel trabalho musical da linha do power metal, Dimensional Converge possui 8 faixas enérgicas e muito bem construídas que nos levam para um ambiente épico, com uma temática bem construída em um andamento acelerado que caracteriza o gênero.

Dimensional Convergence é 5º álbum de estúdio da banda Stratosphere Project, contando com nada menos que 20 músicos entre membros fixos da recém estabelecida formação oficial da banda e participações especiais nas vozes, guitarras, baixo e arranjos de teclado.

 

 

Segundo Flávio Brandão, idealizador do projeto musical, Dimensional Convergence é resultado do amadurecimento de um projeto/banda. A Stratosphere Project já trouxe em seus álbuns músicos da Espanha, Austrália, Alemanha, Países Baixos e Brasil. A temática, os convidados e produção, foram pensados cuidadosamente.

 

“Eu posso afirmar que estamos em um outro nível nesse álbum se comparado aos materiais anteriores e isso me deixa feliz. É mais uma parte da minha jornada em criar algo que expresse não só a minha arte (como um outsider do mundo da música) e que também possa ser reconhecido pela qualidade do trabalho tanto pelos ouvintes como pelos idolos”, comenta Flávio Brandão sobre seu lançamento.”

 

Além de Flávio Brandão, responsável por todas as composições ao lado de Ricardo Janke (Sefirot), e das gravações de guitarras, baixo e arranjos de teclado, “Dimensional Convergence” conta com a participação dos músicos Gus Castro (Vocais, Dagor Sorhdeam), Ricardo Janke (Vocais, Sefirot), Bruno Sena (Guitarra, Dagor Sorhdeam), Alessandro Kelvin (Bateria, Perc3ption), Fernando Nabhan (Teclado, Dagor Sorhdeam), Caio Kehyayan (Guitarra, Firewing), Charles Soulz (Teclado, Charles Soulz Project, Imago Mortis), Fernando Nabhan (Teclado, Dagor Sorhdeam), Aldeir Donovan (Vocais, Beyond Fire), Claudio Mendes (Guitarra, Lifestealing), Anderson Sherman (Baixo, West Gang), Raphael Dantas (Vocais, Ego Absence), Marvin Portello (Guitarra, O Surto), Rodrigo Ninrod (Vocal, Solo), Leandro Saraiva (Guitarra, Beyond Fire), Ariel Coelho (Vocal), Leandro Abrantes (Baixo, Hell Yeah Music Company), Vandré Nascimento (Guitarra, Perc3ption), Kaká Campolongo (Vocais, Projeto Tupã), Mario Kohn (Vocais, Solo) e Paulinho Bahiense (Guitarra, Solo).

 

A mixagem e a masterização ficaram a cargo de Raphael Dantas (Ego Absence), do Modus Operandi Studio.

 

Como um fiel trabalho musical da linha do power metal, Dimensional Converge possui 8 faixas enérgicas e muito bem construídas que nos levam para um ambiente épico, com uma temática bem construída em um andamento acelerado que caracteriza o gênero.

 

Destaque para Tesseract Dreams, faixa com um riff pesado de início e uma técnica vocal arrasadora, transporta o ouvinte para uma nova dimensão. É importante destacar que as canções de Dimensional Converge possuem letras marcantes, The Observer’s Gaze, mostra bem isso, a vocalização conduz toda a track, e é ritmada por riffs pesados e uma linha de baixo que preenche a faixa. Ao todo, Dimensional Converge faz você mergulhar em uma viagem intergalática, explorando a existência do ser e do Cosmos. É como uma Odisséia, uma aventura em meio a mudanças gravitacionais, danças celestiais, exploração dos mistérios do universo e do espaço tempo.

 

Faixas de Dimensional Convergence

  1. Entangled Minds – 4:33
  2. Tesseract Dreams – 4:19
  3. The Observer Gaze – 4:26
  4. Waves of Creation – 3:30
  5. Uncertainty Path – 4:24
  6. Quantum Flux – 4:54
  7. The Spacetime Continuum – 4:27
  8. Strings of Existence – 3:38

 

O que é Stratosphere Project ?

Stratosphere Project é um projeto de power metal idealizado pelo músico brasileiro Flavio Brandão. Reconhecido por seu som de alta energia, apresentando tempos rápidos, riffs de guitarra poderosos e vocais elevados, o projeto é diretamente influenciado por bandas clássicas como Helloween, Stratovarius, Primal Fear, Blind Guardian, Stratovarius, Gamma Ray, Rhapsody, Ayreon, Avantasia, Edguy, Hammer Fall, Angra, entre outros.

 

A proposta do Stratosphere Project é buscar diversos músicos ao redor do mundo para colaborar e enriquecer o projeto e apresentar uma diversidade vocal e musical a partir da identidade e personalidade impressa através de cada artista convidado. As letras e composições da banda frequentemente tocam em questões pessoais e sociais.

 

O Stratosphere Project já lançou 3 álbuns, incluindo Stratosphere (2020), Last Survivor (2021), Depersonalization (2021), o single Immortal Eyes  (2022) e o EP Lifestealing Years (2022).