.rockstage

BRASIL

Queens of the Stone Age: Uma Jornada dedicada ao Rock

229 views

A banda Queens of the Stone Age, também conhecida pelo acrônimo QotSA, é uma banda norte-americana de rock formada em Palm Desert, Califórnia, em 1996. A banda é muito conhecida por popularizar o gênero stoner rock que até os anos 2000 não era muito conhecido.

 

Antes do surgimento do Queens of the Stone Age, existia uma banda californiana chamada Kyuss. Após ser apadrinhada pelo produtor Chris Goss, o Kyuss partiu do completo anonimato para tornar-se ícone cult da cena heavy metal americana. No entanto, apesar da popularidade, o Kyuss se dissolveu em 1995 e o líder e guitarrista Josh Homme mudou-se para Seattle. Em Seattle, Josh ingressou no Screaming Trees como segundo guitarrista durante a turnê do álbum Dust de 1996.

 

 

A atual formação traz Josh Homme (vocal, guitarra), Troy Van Leeuwen (guitarra), Joey Castillo (bateria, percussão), Michael Shuman (baixo) e Dean Fertita (teclado).

 

A partir de 1997, com as atividades do Screaming Trees se tornando cada vez mais esparsas, Josh encontra tempo suficiente para trabalhar em um projeto próprio. Foi o início da série Desert Sessions, projeto que permitiu a ele se expressar com maior liberdade e experimentalismo. Logo em seguida, Josh resolve montar outra banda, o Queens of the Stone Age.

 

 

Discografia

Ao todo, a banda já lançou sete álbuns de estúdio, um álbum ao vivo, cinco extended plays (EPs), dezoito singles e vinte e três videoclipes. Alguns de seus álbuns mais notáveis incluem:

 

  • Rated R
  • Songs for the Deaf,
  • Lullabies to Paralyze,
  • Era Vulgaris,
  • …Like Clockwork,
  • Villains
  • In Times New Roman..

 

Tudo bem que a banda estourou para o mundo com o fabuloso “Rated R”, mas esse não foi o primeiro álbum da banda.

 

Queens of the Stone Age: O Primeiro Álbum

O primeiro álbum da banda Queens of the Stone Age, que leva o mesmo nome da banda, foi lançado em 22 de setembro de 1998 pela gravadora Loosegroove. O álbum foi financiado pela própria banda.

 

 

O álbum foi escrito e gravado principalmente em abril de 1998 pelo membro fundador Josh Homme e seu ex-colega de banda Kyuss, Alfredo Hernández. Hernández tocou bateria e Homme cantou e tocou os demais instrumentos. O álbum foi produzido por Homme ao lado de Joe Barresi. O baixista Nick Oliveri, também ex-membro do Kyuss, se juntou à banda no momento do lançamento do álbum.

 

O álbum recebeu críticas geralmente positivas, que o colocaram no gênero stoner rock e fizeram comparações com bandas krautrock como Neu! e Can, bem como com Kyuss e outras bandas de metal. Em 2011, Homme relançou o álbum através de seu selo Rekords Rekords, remasterizando-o e adicionando três faixas adicionais.

 

Algumas das canções notáveis do álbum incluem “Avon”, “If Only” e “Regular John”. O álbum representa uma transição interessante para Josh Homme e também coloca o nome da banda em evidência por conta de um material bastante sólido que funciona bem até hoje.

 

 

Nick Oliveri e o Queens of the Stone Age

Nick Oliveri foi um membro fundamental do grupo liderado por Josh Homme, contribuindo para seus álbuns ‘Rated R’ (2000) e ‘Songs For The Deaf’ (2002). No entanto, ele foi demitido por Homme em 2004, com o líder da banda acusando-o de desrespeitar os fãs do QOTSA com seu comportamento durante a turnê. Ele também tocava com Josh na banda Kyuss.

 

 

Apesar de sua saída tumultuada, Oliveri se reuniu com a banda em 2013, quando forneceu backing vocals em ‘If I Had A Tail’, que aparece em seu sexto álbum ‘…Like Clockwork’. Ele então se juntou ao Queens of the Stone Age no palco pela primeira vez em 10 anos em Portland, Oregon, no ano seguinte.

 

Em uma entrevista recente, Oliveri abriu sobre seu relacionamento com Homme. Ele disse: “Você sabe, nós nos conhecemos há tanto tempo que é estranho estarmos um contra o outro. Você não pode forçar alguém a tocar música com você. Nós fizemos tanto em um período de cinco anos, em um período concentrado, tanto trabalho, que meio que nos esgotamos um no outro. Então, é o que é, e ele meio que queria que a banda fosse em uma direção diferente de qualquer maneira, então ele a levou lá, e é ótimo para ele. Infelizmente, é uma daquelas coisas onde, costumava me incomodar muito, mas não mais. Levou algum tempo para curar algumas coisas, e para ele também”.

 

 

Cinco Curiosidades sobre a QOTSA

Aqui estão algumas curiosidades interessantes sobre a banda Queens of the Stone Age:

 

 

1. Origem do nome: O nome da banda foi sugerido por Chris Goss durante as gravações do álbum “Gamma Ray”. Ele disse que o som da banda era como “queens of the stone age” (rainhas da idade da pedra). O nome pegou e eles decidiram usá-lo.

2. Mudanças de integrantes: A banda é conhecida por suas constantes mudanças de integrantes. O único membro original que permanece é o vocalista, guitarrista e compositor, Josh Homme.

3. Expulsos de uma clínica de reabilitação: A banda foi expulsa de uma clínica de reabilitação para dependentes químicos após tocar a música “Feel Good Hit of the Summer”, que contém versos sobre várias substâncias.

4. Estilo musical: A banda é conhecida por seu estilo que mistura elementos do rock alternativo e do stoner rock. Suas canções combinam riffs pesados e letras que frequentemente exploram temas complexos de forma poética e abstrata.

5. Desert Sessions: Antes de formar o Queens of the Stone Age, Josh Homme iniciou um projeto chamado Desert Sessions, que permitiu a ele se expressar com maior liberdade e experimentalismo.

 

 

As parcerias de Josh Homme

Josh Homme, vocalista e líder do Queens Of The Stone Age, é conhecido por suas diversas parcerias e contribuições na indústria da música. Aqui estão alguns destaques:

 

 

1. Arctic Monkeys: Homme foi coprodutor do álbum “Humbug” do Arctic Monkeys, ao lado de James Ford. Este álbum marcou uma grande transição no som da banda britânica.

2. The Hives: Homme participou da produção do “Lex Hives”, último disco do The Hives, nas faixas bônus da versão deluxe.

3. Iggy Pop: Homme colaborou com a lenda do rock Iggy Pop no 17º álbum de estúdio de Pop, chamado “Post Pop Depression”.

4. Lady Gaga: Recentemente, Homme foi coprodutor no penúltimo disco da Lady Gaga, “Joanne”, onde, além de coprodutor, ele também tocou guitarra na faixa “John Wayne” e bateria em outras a pedido de Mark Ronson.

5. Run The Jewels: Homme também foi coprodutor no aclamado trabalho do Run The Jewels, dupla formada pelos rappers Killer Mike e El-P, em RTJ4. O músico participou do vocal em algumas músicas, como “pulling the pin”.

6. Royal Blood: Homme participou na produção da faixa “Boilermaker” do terceiro álbum da banda, “Typhoons”.

 

Além disso, Homme já colaborou com os mais diversos artistas, como o Foo Fighters em “Razor” (guitarra), The Strokes em “Mercy Mercy Me (The Ecology)” (baterias adicionais) e Biffy Clyro em “Bubbles” (guitarras adicionais).

 

Relevância

Com um número crescente de fans A Queens of the Stone Age continua a ser uma força influente no cenário do rock, com uma carreira que abrange mais de duas décadas e uma discografia que demonstra sua evolução e experimentação contínuas.

 

 

JoshHome disse que a banda pretende voltar ao Brasil em 2024. Mais uma oportunidade de ver o QOTSA ao vivo novamente.

 

À conferir…