Psycho Carnival acontece em Fevereiro e conta com 39 atrações

47 views

Depois de dois anos de cancelamentos por conta da pandemia, a Psycho Carnival estará finalmente de volta neste mês de fevereiro. Relembrando do que se trata, este evento é um festival que reúne bandas nacionais e internacionais da cena underground.

O evento será realizado de 16 a 20 de fevereiro no Jokers Pub e reunirá 39 atrações de cinco países diferentes, com uma programação voltada para o underground nacional e internacional

Cinco dias para celebrar a música, a amizade e a diversão após dois anos de cancelamentos por causa das restrições da fase mais pesada da pandemia. Esse é o objetivo da 22ª edição do tradicional festival curitibano Psycho Carnival, que será realizado de 16 (quinta-feira) a 20 de fevereiro (segunda-feira) no Jokers Pub, em Curitiba.

O lineup do evento conta com 39 atrações de cinco países diferentes. Entre os destaques nacionais, estão o tradicional Punk Rock da banda gaúcha Os Replicantes e dos curitibanos do No Milk Today, além do grupo paulista Kães Vadius (um dos precursores do Psychobilly brasileiro).

Entre as oito bandas internacionais que farão partes do festival, estão a Disturbance (Países Baixos), a Damage Done by Worms (Alemanha) e a 13 Bats (Espanha).

 

 

Além dos shows da programação oficial do Psycho Carnival no Jokers Pub, o festival também terá eventos paralelos no bar Lado B, nas Ruínas do São Francisco, no bar Cão Velho, no Teatro Universitário de Curitiba (TUC) e no bar Janaíno Vegan.

Os ingressos promocionais já estão à venda na plataforma Sympla, com valores a partir de R$ 300 (3 noites – sábado, domingo e segunda) e parcelamento em até 12x no cartão. Esses preços são válidos até o dia 15 de janeiro, quando acontecerá a virada de lote e começarão a ser vendidos os ingressos individuais para cada dia do evento.

A edição de 2023 é inteiramente dedicada ao baixista do trio curitibano Os Catalépticos, Gus Tomb, que faleceu em 2021, e contará com várias homenagens ao lendário músico paranaense que influenciou instrumentistas de todo o mundo.

 

Psycho Carnival Voltando aos eixos

O Psycho Carnival está de volta após dois anos de cancelamento por causa das restrições sanitárias que precisaram ser impostas por causa da pandemia.

Por isso, essa edição promete ser um grande reencontro entre bandas e fãs, que foram forçadamente afastados durante todo esse tempo. “O Psycho Carnival é muito importante para marcar a retomada cultural que está acontecendo no Brasil. Uma das principais características dos festivais de Psychobilly é a questão do encontro dos integrantes da cena. É o momento no qual as pessoas se deslocam até de outros países para se reunirem. Todos estavam com muitas saudades e, por isso, esta volta nos deixa muito felizes!”, diz um dos organizadores do Psycho Carnival, o músico e produtor Vlad Urban.

Uma das provas que demonstra o grau de expectativa da cena internacional em relação ao Psycho Carnival aconteceu no início de novembro, quando a organização anunciou que o festival seria realizado.

Desde então, várias bandas sul-americanas, norte-americanas e europeias entraram em contato para se colocarem à disposição para tocar no evento.

Esse interesse fez com que a grade de shows fosse aumentada de cinco, como tradicionalmente acontece, para sete shows por noite, ratificando a reputação que o Psycho Carnival conquistou em todo o mundo nas 21 edições que foram realizadas até hoje.

Outro fato que mostra a importância do Psycho Carnival para a cena cultural brasileira é a presença da banda alemã Pisscharge. Porém, essa parceria só foi possível porque a sede do Goethe em Curitiba foi consultada e passou as melhores informações possíveis sobre o Psycho Carnival.

Dessa maneira, a matriz alemã da instituição, que fica em Munique, concedeu o apoio financeiro para que a Pisscharge viesse ao Brasil. “Nós já tivemos algumas parcerias bem-sucedidas com o Vlad Urban e com o festival. Quando eu fui consultada pela nossa matriz, que recebeu o pedido de apoio da banda alemã, o meu aval foi positivo e, dessa forma, o fomento foi concedido. Nós ficamos bem contentes!”, diz a diretora do Goethe de Curitiba, Claudia B. I. Römmel.

Psycho Carnival: Uma amostra da cena underground de todo o mundo

Apesar de ser reconhecido como um dos principais eventos de Psychobilly do mundo, o Psycho Carnival também abre espaço para outros estilos do underground. O lineup desta edição, por exemplo, é composto de bandas de diversos gêneros musicais, entre eles, o Punk Rock, o Outlaw Country e a Surf Music.

No total, serão 39 atrações de seis países diferentes (Brasil, Países Baixos, Espanha, Colômbia, Chile e Alemanha):

Espanha – 13 Bats

Países Baixos – Disturbance

Alemanha – Damage Done by Worms, Pisscharge e Church of Confidence

Colômbia – Cowboys From Hell e Rat Demons

Chile – Diablos Suicidas

Brasil – Kães Vadius (São Paulo), Ovos Presley (Curitiba), Sick Sick Sinners (Curitiba), Flicts (São Paulo), No Milk Today (Curitiba), Frenetic Trio (Londrina), Os Replicantes (Porto Alegre), Hillbilly Rawhide (Curitiba), The Mullet Monster Mafia (Piracicaba), Kráppulas (Curitiba), Red Ligths Gang (São Paulo), Agrotóxico (São Paulo), Mongo (Curitiba), The Edwoods (São Paulo), Big Bull & His Selfish Band (Uberlândia), Wi-Fi Kills (Curitiba), Double Shot (Curitiba), O Lendário Chucrobilly Man (Curitiba), Cigarras (Curitiba), Zabilly (Colombo), Eles Mesmos (Curitiba), Cavaleiros Temporários (Curitiba), Sangue de Androide (São Paulo), Psycho Daime (Curitiba), Run Devil Run (São Paulo), Stompin Mutants (Londrina), Tampa do Caixão (Joinville), Fish’n Creepers (Curitiba), Vurtu (Piracicaba) e Resistentes (Rio Claro).

Bandas de destaque

Kães Vadius – Formada nos anos 1980, a banda paulista é uma das precursoras do Psychobilly no Brasil e influenciou boa parte dos grupos psycho que surgiram no país desde então.

Disturbance – A banda dos Países Baixos é uma das mais importantes da cena de Punk/Hardcore internacional e se apresentará pela primeira vez no Psycho Carnival. Os Países Baixos têm uma grande conexão com o Psycho Carnival, pois o quarteto Cenobites, que não faz parte do lineup desta edição, foi o grupo estrangeiro que mais se apresentou na história do festival.

Damage Done by Worms – Formada na metade da década de 1990 em Berlim, que era a maior cena de Psychobilly na época em todo o mundo, a banda é uma das grandes atrações desta edição do festival. A grande característica do grupo é a habilidade de transitar tanto pela pegada mais pesada do Psychobilly quanto pela levada mais pura do estilo. Eles chegaram, inclusive, a fazer uma versão do clássico “Vicar in a Tutu”, do The Smiths. Essa será a primeira vez que o Damage Done by Worms se apresentará no Psycho Carnival.

13 Bats – Esta será a terceira vez que o trio espanhol se apresentará no festival. O grupo faz um show cheio de energia, inclusive, com versões psychobillies para músicas de outras bandas, entre elas, “Run to the hills”, do Iron Maiden, e “Homem primata”, dos Titãs.

Flicts – Com 26 anos de estrada, o grupo paulista é um dos mais representativos do Punk Rock brasileiro e se caracteriza por uma forte postura antifascista.

No Milk Today – Uma das bandas punks mais tradicionais de Curitiba, o No Milk Today está prestes a completar 30 anos de estrada. Esta será a segunda vez que o grupo se apresentará no festival.

Ovos Presley – O quarteto curitibano Ovos Presley, que está completando 33 anos de vida, é considerado o “pai” do Psychobilly curitibano. O show da banda, que participará do evento pela 18ª vez, é garantia de diversão para o público.

Sick Sick Sinners – O tradicional trio curitibano se apresentará no Psycho Carnival pela primeira vez com a nova formação da banda, que agora conta com o baterista Celso Costa (ex-Kingargoolas).

Homenagens a Gus Tomb, um dos maiores nomes do Psychobilly mundial

A 22ª edição do Psycho Carnival é inteiramente dedicada ao baixista do trio curitibano Os Catalépticos, Gustavo Rodrigues (Gus Tomb), que faleceu em 2021.

Gus é um dos baixistas mais criativos e velozes da história do Psychobilly e influenciou instrumentistas de todo o mundo.

As homenagens começam já no cartaz do evento, criado pelo artista espanhol Oscar Hertin, de quem Gus era um grande fã. Além disso, também será realizado um bate-papo sobre a biografia “Psychobilly Is all Around – A História Do Trio Os Catalépticos”, que está sendo escrita pelo jornalista do site Cwb Live, Marcos Anubis. A data será anunciada em breve.

Além de fazer parte do trio Os Catalépticos, Gus também integrou outras bandas importantes no underground curitibano e brasileiro, entre elas, Os Missionários, um dos primeiros grandes nomes do Psychobilly no Brasil.

Shows gratuitos nas Ruínas de São Francisco

Com a intenção de fazer com que toda a população tenha acesso aos shows do festival, a 22ª edição do Psycho Carnival também oferecerá vários shows gratuitos nas Ruínas de São Francisco, no Largo da Ordem, que fica no Centro de Curitiba.

Entre as atrações, estão as bandas curitibanas Kráppulas, Cigarras e o “one man band” O Lendário Chucrobilly Man.

Oficina no TUC

A programação paralela do Psycho Carnival também contará com um workshop ministrado pelo produtor visual e fotógrafo Cleiner Micceno.

A oficina terá dez horas de duração e acontecerá de sábado (18) a segunda (20) no Teatro Universitário de Curitiba (TUC). Na grade do workshop, o público terá acesso a técnicas de gravação de vídeo utilizando câmeras simples, de modo a mostrar a viabilidade da produção e divulgação de trabalhos pessoais ligados à música ou às artes em geral.

Um dos objetivos da oficina é fazer com que, em um futuro próximo, os participantes possam ter, também, qualificação técnica para produzir conteúdo e, assim, ajudar a fortalecer a cena underground curitibana e brasileira.

Cleiner Micceno é presidente da Academia Sorocabana de Fotografia Cinema e Vídeo, produtor, diretor, roteirista, fotógrafo e documentarista audiovisual.

Ingressos

Os ingressos para o festival já estão à venda e os valores são: Pacote 3 noites – R$ 300. Pacote 4 noites – R$ 370. Os preços são promocionais para compra antecipada até o dia 15 de janeiro (quando serão disponibilizados os ingressos simples, para cada dia do evento) e podem ser parcelados em até 12x no cartão.

Os bilhetes podem ser adquiridos na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/psycho-carnival-2023/1794643).

Apoio

A 22ª edição do Psycho Carnival já conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), da cervejaria e bar Maniacs Brewing Co., do Jokers Pub, do site Cwb Live, da @PriOliveira_photo, da De Inverno Comunicação e do Goethe-Institut Curitiba.

Programação completa

Quinta-feira (16)

Jokers Pub – Noite do Esquenta

22h – Hillbilly Rawhide (Curitiba)

21h – Double Shot (Curitiba)

20h – Cavaleiros Temporários (Curitiba)

Sexta-feira (17)

Jokers Pub – 1ª Noite

01h/2h – Replicantes (Porto Alegre)

0h/0h45h – No Milk Today (Curitiba)

23h/23h45 – 13 Bats (Espanha)

22h/22h45 – Mongo (Curitiba)

21h/21h40 – Tampa do Caixão (Joinville)

20h/20h35 – Cowboys From Hell (Colômbia)

19h/19h30 – Vurtu (Piracicaba)

Sábado (18)

TUC – 10h – Workshop sobre videoclipe – Cleiner Micceno

Cão Véio – 12h – Almoço de Confraternização
15h – Eles Mesmos (Curitiba)

Lado B – 16h – Wi-Fi Kills (Curitiba)

Janaíno Vegan – 15h – DJ Jeferson Red Star (São Paulo)

Jokers Pub – Psycho Carnival 2ª Noite

1h/2h – Sick Sick Sinners (Curitiba)

0h/0h45 – Flicts (São Paulo)

23h/23h45 – Frenetic Trio (Londrina)

22h/22h45 – Church Of Confidence (Alemanha)

21h/21h40 – Sangue de Androide (São Paulo)

20h/20h35 – Stompin’ Mutants (Londrina)

19h/19h30 – The Edwoods (São Paulo)

Domingo (19)

TUC – 10h – Workshop sobre videoclipe – Cleiner Micceno

Ruínas do São Francisco

14h – Kráppulas (Curitiba)

13h – Cigarras (Curitiba)

12h – Big Bull & His Selfish Band (Uberlândia)

11h – DJ Fabio Zanetti

Tarde Lado B

16h – Zabilly (Colombo)

Esquenta no Janaíno Vegan

15h – DJ Kelley Joy (Curitiba)

Jokers Pub – Psycho Carnival 3ª Noite

1h/2h – Ovos Presley (Curitiba)

0h/0h45 – The Mullet Monster Mafia (Piracicaba)

23h/23h45 – Disturbance (Países Baixos)

22h/22h45 – Agrotóxico (São Paulo)

21h/21h40 – Rat Demons (Colômbia)

20h/20h35 – Run Devil Run (São Paulo)

19h/19h30 – Diablos Suicidas (Chile)

Segunda-feira (20) 

TUC – 10h – Workshop sobre videoclipe – Cleiner Micceno

Tarde Lado B

16h – Resistentes (Rio Claro)

Esquenta no Janaíno Vegan

15h – DJ Therencio (Rio de Janeiro)

Jokers Pub – Psycho Carnival Última Noite

1h/2h – Damage Done By Worms (Alemanha)

0h/0h45 – Kães Vadius (São Paulo)

23h/23h45 – Red Lights Gang (São Paulo)

22h/22h45 – Billys Bastardos (Londrina)

21h/21h40 – Pisscharge (Alemanha)

20h/20h35 – Fish’n Creepers (Curitiba)

19h/19h30 – Psycho Daime (Curitiba)

Ingressos Psycho Carnival

O quê: 22ª edição do festival Psycho Carnival.

Quando: de 16 a 20 de fevereiro de 2023.

Onde: Jokers Pub (Rua São Francisco, 164, Centro, Curitiba), Lado B, TUC, Ruínas de São Francisco, Cão Velho e Janaíno Vegan.

Quanto: A partir de R$ 300. Ingressos à venda no site Sympla: (https://www.sympla.com.br/evento/psycho-carnival-2023/1794643).

Leia também:

Formação clássica dos Titãs está de volta para 10 shows em 2023