Legião Urbana: quem foi Mariane na vida de Renato Russo?

55 views

Renato Russo, grande letrista e líder da Legião Urbana, sempre escreveu em suas músicas, muito sobre o que viveu. Entre histórias reais e ficções, Renato sempre colocava um pouco de si e de pessoas ao seu redor em seu trabalho.

 

Uma dessas pessoas foi sua musa, Mariane. Antes de se assumir ou até se entender como bissexual, o músico era apaixonado por uma prima distante chamada Mariane. Além de uma música com seu nome, ela também foi musa inspiradora de letras como Ainda é Cedo e até Faroeste Caboclo, quando Renato criou uma história de um triângulo amoroso baseada numa situação real: Flávio, baixista do Capital Inicial e amigo de Renato, acabou tendo um caso com Mariane, o que deixou o líder da Legião triste e indignado.

 

A musa ainda era irmã de Dado, mas não o Villa-Lobos, guitarrista da Legião: Dado também era o apelido de um primo distante de Renato; primo que foi até “homenageado” em uma música chamada Dado Viciado, faixa que foi lançada apenas no álbum póstumo da Legião, Uma Outra Estação (1997). Aliás, a música não fora lançada antes justamente porque acreditavam que o Dado citado na letra poderia ser confundido com o guitarrista da banda, que não tinha nada a ver com a história.

 

O canal Pitadas do Sal falou um pouco mais sobre Mariane e sua influência na vida e na obra de Renato Russo. Quer saber um pouco mais? Não deixe de clicar abaixo!

 

 


Leia também:

Barão Vermelho: os 35 anos do ótimo “Na Calada da Noite”, o álbum que amadureceu o som da banda