Legião Urbana: a história por trás de “Por Enquanto”

290 views

Por Enquanto é a faixa que encerra o álbum de estreia da banda Legião Urbana. A faixa ficou muito conhecida por ter sido executada (e muito bem executada) por Cássia Eller em seu Acústico MTV, mas é uma composição de Renato Russo e mostrava o que a banda pretendia apresentar em seus trabalhos seguintes.

 

Todas as demais faixas da Legião que estão presentes neste trabalho de estreia já estavam prontas ou estavam em processo de produção quando a banda entrou em estúdio, a única que Renato compôs do começo ao fim durante a gravação do álbum foi justamente Por Enquanto e, talvez por isso, seja o trabalho mais distinto presente na estreia da banda.

 

 

Geralmente, quando uma banda entra em estúdio para lançar seu primeiro álbum, as faixas escolhidas são trabalhos selecionados ao longo da vida do compositor: ele separa o que considera melhor, mais pronto e grava. Foi basicamente o que aconteceu com a banda aqui em sua estreia, porém a faixa Por Enquanto foi a exceção: foi composta exclusivamente para encerrar o álbum.

 

A letra da música basicamente retrata o que aconteceu com a banda no processo de gravação deste primeiro trabalho: quando foram para o Rio de Janeiro para gravar o álbum, eram garotos jovens e sonhadores; porém, ao encerrarem as gravações do trabalho, haviam se tornado homens. “Estamos indo de volta para casa” retrata o fim da gravação e o retorno dos músicos, cada um para sua casa, depois de uma rotina cansativa que a banda teve ao longo daqueles meses.

 


Para saber mais sobre a Legião Urbana e sobre seu vocalista, Renato Russo, você pode adquirir, direto na Amazon, o livro Renato, o Russo. Para isso, basta clicar abaixo!

 


 

A faixa traz uma reflexão importante sobre aquela fase em que estavam vivendo e também aponta para a direção que a banda seguiria já no disco Dois (1986): todo aquele sentimento, toda aquela filosofia, toda aquele pensamento sobre a vida e os amores; tudo já estava em Por Enquanto e seguiria presente na carreira da banda.

 

A Legião estava conquistando público aos poucos em Brasília – DF. A cena de Punk Rock de lá havia aberto as portas para alguns nomes icônicos, porém, ao chegaram ao Rio de Janeiro, perceberam que a Legião era apenas mais uma entre várias outras bandas que buscava uma oportunidade. O choque de realidade foi grande e foi importante para a banda amadurecer. Não à toa precisaram de trocar algumas vezes de produtor, pois os egos inflados dos rapazes não permitiam que sugestões fossem adotadas, o que deixava os produtores sem vontade de trabalhar com a banda. Conseguiram contornar a situação e a banda se tornou este grande sucesso.

 

O canal Pitadas do Sal trouxe uma reflexão importante sobre esta letra. Quer saber mais? Não deixe de clicar abaixo!

 


Leia também: