Nem só de bandas de grande sucesso viveu o Grunge. Existiram e ainda existem bandas da mesma época que foram tão importantes quanto Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains, mas que não alcançaram o mesmo estrelato. Algumas porque não tiveram a oportunidade e outras até por escolha própria, mas, de qualquer forma, são bandas com trabalhos interessantes e que você precisa conhecer.
No Rockstage Talks da semana falamos exatamente sobre isso. Confira!
Bandas como Melvins, Screaming Trees, TAD e Mudhoney, por exemplo, foram fundamentais para a cena underground de Seattle. O Mudhoney, por exemplo, surgiu de uma banda chamada Green River onde o vocalista Mark Arm tocava junto com Jeff Ament e Stone Gossard, hoje músicos do Pearl Jam.
Nos Melvins temos Buzz Osborne, o responsável por apresentar o Punk Rock para Kurt Cobain quando o líder do Nirvana era ainda um adolescente.
Tad Doyle era vocalista da banda TAD, com quem o Nirvana excursionou na Europa antes da fama mundial. Aliás, a turnê se chamou “Mais pesado que o céu”, que acabou sendo o nome da biografia de Kurt Cobain.
No Screaming Trees temos o vocalista Mark Lanegan que chegou com sua voz impactante e emocionante! O músico foi amigo pessoal de Kurt Cobain e peça importante na cena de Seattle. Aliás, em sua carreira solo lançou Where Did You Sleep Last Night e foi essa versão que chamou a atenção de Kurt para que o Nirvana a colocasse no Unplugged MTV. Além disso, Mark também participou da super banda chamada Mad Season.
O “lado B” de Seattle trouxe muita banda interessante e que você precisa conferir!
Abaixo, uma playlist da Rockstage para você começar a conhecer o som dessas bandas.