Engenheiros do Hawaii: como tudo começou

De uma brincadeira de faculdade a uma das maiores banda do Rock Nacional: essa é a trajetória dos Engenheiros do Hawaii.

De uma brincadeira de faculdade a uma das maiores banda do Rock Nacional: essa é a trajetória dos Engenheiros do Hawaii, banda que surgiu nos anos 80 e que encerrou suas atividades em 2009 tendo Humberto Gessinger como seu grande líder.

 

A banda conquistou muito sucesso já com seu segundo álbum e se manteve no mainstream por bastante tempo. O engraçado é que o início da banda foi uma brincadeira e até o nome da banda revela isso: “engenheiros do Hawaii” era o apelido que os estudantes de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (onde estudavam Gessinger e Maltz) deram para quem fazia Engenharia por lá; o motivo é que, mesmo sendo uma cidade onde não tem praia, parecia que todo mundo ali era surfista com suas bermudas floridas e suas pranchas em cimas dos carros.

 

O grupo se uniu para uma única apresentação: em uma das greves da universidade, no início de 1985, iria acontecer um sarau onde os alunos poderiam apresentar seus talentos artísticos. Humberto Gessinger, Marcelo Pitz, Carlos Stein e Carlos Maltz se uniram para apresentarem algumas covers e músicas divertidas para  animarem a plateia. De início, não era nada muito sério. Os músicos se uniram para durarem apenas uma apresentação, mas receberam convites para tocar em outros lugares e a banda seguiu. Stein deixou o grupo e seguiram como um power trio.

 

 

Gessinger sempre fora tímido, mas sempre amou música. Justamente por isso, ele tinha letras de canções guardadas em seus cadernos, mas não se atrevia a mostrar para ninguém. Quando a banda decidiu que seguiria em frente (nem que fosse por um tempo), ele apresentou as letras para o restante do grupo e juntos começaram a trabalhar nas faixas.

 

Na banda nada foi planejado. Eles seguiam show após show. De repente, suas demos estavam aparecendo em rádios universitárias e suas músicas seguiam sendo pedidas pelo público. Algo inesperado, porém animador.

 

Como era caro trazer bandas do Rio de Janeiro e de São Paulo para fazer um festival no Sul, os organizadores deveriam, então, contar com bandas locais caso quisessem fazer um evento. Isso foi importante para que bandas regionais pudessem aparecer; dentre elas, os Engenheiros do Hawaii.

 

A verdade é que antes de serem contratados, a banda passou por apuros: tocaram em presídio, levaram calote, muita gente não acreditava no seu potencial: mas nada disso parou a banda que era para durar apenas uma noite e que conquistou o Brasil.

 

Bandas como Replicantes, Defalla e Engenheiros do Hawaii, entre outras, foram ganhando destaque e foram convidadas para fazer parte de uma coletânea chamada Rock Grande do Sul. A banda de Gessinger contribuiu com Sopa de Letrinhas e Segurança. Após grande repercussão da coletânea e da boa aceitação do público, os Engenheiros do Hawaii ganharam a oportunidade de lançar o primeiro álbum, Longe Demais das Capitais (1986).

 

Em um ano e meio, uma banda que iniciou para uma única apresentação, já estava lançando seu primeiro álbum. Quem fala melhor sobre essa história é Júlio Ettore em seu canal do Youtube, assista abaixo já!

 

 

135 views