.rockstage

BRASIL

Days Of The New: a conturbada história de Travis Meeks

30 views

Confira a história da banda Days Of The New e de seu fundador Travis Meeks, através do olhar da blogueira Iara Iguti.

Days of the New é uma banda de rock dos Estados Unidos, formada em 1995 por Travis Meeks (vocalista), Jesse West (baixista) e Matt Taul (baterista).

 

 

Originários de Charlestown, no estado de Indiana, o trio mudou-se para Louisville, no Kentucky, onde conheceram o Todd Whitener (guitarrista). O agora quarteto passa a ter como produtor o já veterano Scott Litt (que já trabalhara com as bandas R.E.M. e The Replacements), então dono da Outpost Records, por volta de 1996.

 

A banda gravou seu primeiro disco autointitulado ou Orange ou Yellow, lançado em 1997. O álbum é inteiramente gravado com violões, baixo e bateria. O álbum chegou a vender 1,5 milhões de cópias e não demorou para começar a ser tocado por rádios alternativas. O primeiro single do CD, Touch, Peel and Stand, chegou ao topo das paradas de rock. Com esse sucesso, o Days of the New foi convidado para abrir 34 shows da turnê de Jerry Cantrell, guitarrista do Alice in Chains, e do Metallica.

 

 

Em 1998, entretanto, a banda se separou. Matt, Jesse e Todd formaram então o Tantric, enquanto Travis Meeks começou imediatamente a produção do segundo disco do Days of the New, praticamente com o mesmo nome — Days of the New II ou Green. No novo álbum verifica-se o uso de samplers (em músicas como Flight Response, The Real e Provider), batidas de música eletrônica (em Enemy) e de instrumentos eruditos, como flautas e violinos (no restante das músicas, como Not the Same e Weapon & the Wound). Meeks tocou todos os instrumentos. O álbum não teve boas vendas, ainda mais se comparado ao primeiro CD da banda: Green vendeu 450 mil cópias.

 

 

Em 2000, Meeks começou a produzir o terceiro disco da banda, intitulado seguindo o padrão dos álbuns anteriores: Days of the New III ou Red, que seria lançado no ano seguinte. Nesse álbum, o trio usou guitarras junto com os violões. O resultado comercial foi fraco: 95 mil cópias vendidas.

 

Entre 2006 a 2020, vários materiais da banda vazaram na internet, incluindo a maior parte do álbum Days of the New Presents Tree Colors; material demo das sessões de estúdio em 2002 e 2003, formando o quarto álbum inédito “Purple”; todo o material da antiga banda de metal de Meeks, Dead Reckoning; uma divisão de metal inédita de Not Of This World de 2002 sob a cor cromada, que consistia na formação de “Red” e no músico colaborador local David “Sailor” Bryant; e um EP de 2014 intitulado Aqua Marine Shuttle sob a cor azul.

 

Em 2014, a formação original do Days of the New, anunciou que havia se reunido e estava planejando uma turnê de verão chamada “Full Circle”.

 

Tantric

O Tantric, banda dos membros originais do Days Of The New, Todd Whitener, Jesse Vest e Matt Taul junto com o vocalista Hugo Ferreira, continua até hoje mas sem esses 3 membros. Os 3 montaram uma banda chamada Blisskrieg com o vocalista Donald Carpenter, que era de uma banda chamada Submersed.

 

Integrantes

Travis Meeks
Charlie Colin
Paul Culligan

 

Ex-integrantes

Todd Whitener
Jesse Vest
Matt Taul
Mike Starr
Ray Rizzo
Brian Vinson
Malcolm Gold
Mike Huettig
Rachael Beaver
Taylor James
Jason Fresta
Nicole Scherzinger