Início da carreira e o convite
Gilmour começou tocando na Jokers Wild, sendo altamente influenciado pela cena hippie da época, acabou juntando-se ao Syd Barret e Roger Waters. Quando Gilmour estava prestes a lançar o segundo disco do seu projeto “A Saucerful of Secrets“, foi convidado para juntar-se ao Pink Floyd, pois Syd Barret contava com problemas mentais e a banda precisava dar continuidade no som que estava construindo. Com Gilmour na banda, Waters conseguiu o direcionamento sonoro adequado para o Pink Floyd.
Gilmour mantinha seu projeto solo, rendendo-lhe discos de ouro e muita audiência, na década de 70, mas em comparação ao que se sucedia com os discos da banda, não chegava nem aos pés.
Configurações de David Gilmour
Todos sabemos que Pink Floyd é a banda de rock que mais vendeu discos registrados no mundo, e muitos se perguntam qual a configuração do set de David Gilmour. Observando a obra da banda, nós podemos entender um pouco dos experimentos que Gilmour fazia em seu set de guitarras.
O amplificador favorito de David Gilmour durante a maior parte de sua carreira tem sido um Hiwatt DR103 100.
Guitarras de Gilmour
Em 2019 David Gilmour, vendeu diversas guitarras para dar alegria aos seus fãs. Todo o dinheiro arrecadado foi para fundos de caridade. De todas as guitarras em que o músico esteve no palco e studio, todos sabemos que a Fender Stratocaster é a a sua preferida, devido a versatilidade do instrumento – a digna de músicos do rock experimental. Recentemente, a black strat é a que está sendo mais utilizada por ele.