Há muito tempo atrás, num frenesi com meus amigos… Criamos uma banda de rock.
A intenção era ter uma banda e com isso ter acesso a todo glamour e os clichês que achávamos ser o universo artístico… Mas com o tempo a gente vai se aprofundando e a arte mostra a sua verdade!
E depois dessa percepção… Todo aquele objetivo raso de atenção criado em torno daquele microcosmo fútil, se desdobra na frustração que nos coloca numa esfera de autopercepção e nos faz enxergar o valor diminuto desse objetivo… E é daí que começa a transformação de algo sem valor para algo com substância.
Porque é a arte que faz a verdadeira mudança… Ela é o que faz a evolução real. Citando Ferreira Gullar: “A arte existe porque a vida em si não basta”.
Demais né!? Enfim…
Ela liberta e faz você querer mudar as coisas!
É por isso que a igreja e os partidos de política extrema sufocam a liberdade da arte: pra que você deposite a sua energia e vigor em algo que eles determinam… É pura manipulação!
É como se você fosse um rio com seu trajeto independente, e eles desviassem a sua trajetória e direcionassem pra onde eles querem que você desemboque, represando a sua energia e crença num grande tanque de manipulação que eles construíram pra você com cenários e métodos próprios de entretenimento e tudo isso vai convergir na alimentação desses sistemas que são alienantes.
Uma vez uma pessoa veio até mim e me agradeceu porque todo dia ela ouvia uma música da Móbile Drink e essa música fazia o dia dela melhor… A mensagem da canção a confortava e a preparava para o porvir do dia a dia dela… A mesma coisa acontecia comigo, quando eu ouvia Legião Urbana, O Rappa, Barão Vermelho, The Doors, Pink Floyd, enfim… Isso não tem preço! E me faz acreditar que nos dias de hoje essa é a verdadeira subversão do termo: Sexo, Drogas e Rock n Roll.
Porque se drogar dentro de um Porsh, no quica-quica, no mama-mama, jogando dinheiro pela janela, falando de boquete em festa da Rede Globo… Isso é mais do que sistema hoje, porra… É o que tá estabelecido!
É a artimanha usada pra direcionar e fazer as pessoas perseguir o inútil… Fazendo elas se moverem em círculos e dando a mínima mesmo percebendo isso.
Enfim, não tô aqui pagando de moralista não… Drogas, sexismos, entre outras coisas… Cada um faz o que quiser… Todo mundo é livre pra tudo… A intenção aqui é outra!
E voltando na arte, pessoal, é nela que se encontra a verdadeira transformação… De nos entendermos no profundo das nossas dores, das ansiedades… De fazer a gente se perder e se achar… De enxergar as nossas fraquezas e as fortalezas que construímos dentro da gente.
E onde está a verdadeira arte?
Aí é que tá…
A verdadeira arte não está… Ela é! Ela é o esse exercício de busca… De suplementação… O substrato para o desenvolvimento de uma nova percepção e melhora daquilo que somos.
Leia livros e os grandes autores, veja os grandes filmes e pintores, escute os grandes compositores!… Abra o coração para novas descobertas… Esse é o grande exercício!
Porque a verdadeira arte é o ir!
Siga Ronan Valadão e a Móbile Drink nas redes sociais:
Créditos:
- Fotografia: Tadeu Goulart