O produtor Steve Albini, responsável pelas gravações do último álbum de estúdio do Nirvana, o In Utero (1993), morreu hoje. A informação foi confirmada pela equipe de seu estúdio de gravação, Electric Audio. O produtor tinha 61 anos e foi vítima de um infarto.
Albini foi responsável também por gravações de PJ Harvey e Page & Plant. Além de produtor, Steve também era músico e fez parte das bandas Shellac e Big Black.
O produtor foi o responsável por conseguir trazer de volta uma sonoridade mais crua, mais densa e mais intensa para o Nirvana. Depois do sucesso de Nevermind (1991), produzido por Butch Vig, a banda queria retornar à origens com uma sonoridade que se aproximasse mais dos primórdios da banda. Kurt Cobain havia achado o som do Nirvana “muito polido”, então procurou Albini para que conseguisse uma sonoridade diferente no álbum seguinte. A parceria deu muito certo e a banda conseguiu realizar este desejo em In Utero (1993).
O produtor foi responsável por gerir trabalhos de artistas e bandas como Pixies – Surfer Rosa, PJ Harvey – Rid of Me, Bush – Razorblade Suitcase – e, claro, o Nirvana – In Utero.
O produtor nasceu em Pasadena, na Califórnia, e teve uma infância onde se mudou bastante antes de sua família se estabelecer no estado de Montana durante os anos 70. Quando ainda era adolescente, sua vida ganhara um “propósito” quando ele ouviu pela primeira vez o primeiro álbum dos Ramones, conhecendo assim o Punk Rock.
Albini foi, sem dúvida, uma pessoa muito importante dentro da cena do Rock e ficou bem marcado por ser o responsável pela ótima sonoridade do álbum de estúdio do Nirvana, entre outros importantes trabalhos. O mundo se despede hoje de um grande trabalhador da música.
Ouça abaixo o In Utero (1993) agora mesmo.