Sapphire Sun desponta como uma das grandes revelações do rock alternativo

303 views

Com influências de rock alternativo e grunge dos anos 90, banda define seu som como “yacht grunge/sunken yacht rock”.

Formada em Chicago pelo guitarrista e vocalista Ken Becker (@kenbecker3), pelo vocalista e baixista Brendan Maier (@brendanielson) e pelo baterista Nick Shabatura (@shabotage) a banda Sapphire Sun desponta como uma das grandes revelações do rock alternativo americano em 2024.

 

 

A banda já chega mostrando toda a sua credencial trazendo como vocalista principal Brendam Maier, que já é conhecido por muitos fãs do falecido Layne Staley (Alice In Chains). É impossível não comparar a voz de ambos, especialmente nos trabalhos mais antigos de Brendam.

 

 

Na Sapphire Sun, assim como eu seu último trabalho solo (Life Is Usual),  Brendam apresenta um estilo próprio e que se encaixa perfeitamente ao som da banda.

 

Essa mudança talvez tenha se consolidado quando conheceu o bom guitarrista Ken Becker, também membro da banda Nohmads (@nohmads_band). A troca de experiências entre eles foi fundamental para consolidar o estilo da Sapphire Sun.

 

Encontraram em Nick Shabatura, oriundo da cena musical de Chicago e que tocou em bandas como Oceano (@oceanometal), a peça perfeita para acompanha-los.

 

 

A Rockstage Brasil entrou em contato com o guitarrista Ken Becker (Thanks for your attention, Ken!) que nos presenteou com uma sessão de perguntas e respostas sobre a Sapphire Sun e sua história. Confira abaixo:

 

Como a banda começou? Onde vocês se conheceram? De quem foi a ideia?

Brendan e eu estávamos trocando demos de músicas durante todo o ano de 2022 e percebemos que tínhamos alguns pontos em comum em termos de criatividade e que as músicas que estávamos apresentando tinham algum caráter e personalidade como um todo.

 

Querendo montar uma banda e gravar as músicas adequadamente, entramos em contato com Nick, que conhecíamos da cena musical de Chicago. Felizmente, ele concordou imediatamente com a visão e terminamos de completar as 10 faixas do LP de estreia.

 

Em que Estado Americano a banda foi formada?

Na época da formação, estávamos todos em Chicago, IL, ou em seus arredores. Atualmente, em 2024, estamos divididos entre os Estados de Illinois e Washington.

 

Quais são as principais influências musicais da banda?

Todos nós temos inúmeras influências, tanto musicais quanto criativas em geral. As influências mais visíveis (talvez você consiga adivinhá-las ouvindo “Velvetile”) não estavam necessariamente nos influenciando enquanto escrevíamos a música ou produzíamos o disco. Estávamos mais preocupados em manter os atributos gerais da estética: sinistra, hipnótica, melódica, exuberante e, às vezes, até mesmo melancólica.

 

Se eu tivesse que citar um gênero ou nome, diria que o disco é uma fusão de rock alternativo e grunge dos anos 90 com algumas características dos compositores dos anos 70 e um pouco de rock progressivo. Nós o chamamos literalmente de “yacht grunge/sunken yacht rock”.

 

Como foi o processo de composição do álbum “Dreamboat To Nowhere” e a escolha de “Velvetile” como primeiro single?

A composição do álbum foi feita em grande parte separadamente, aproveitando o compartilhamento de arquivos e as DAWs para refinar as demos. “Velvetile” foi a música que parecia incorporar o projeto do disco, por isso foi um single lógico para escolhermos.

 

 

Como foi filmado o vídeo de “Velvetile”, de quem foi o conceito e a direção artística?

A visão do vídeo de Velvetile surgiu de uma conversa regada a cerveja. Fizemos o storyboard do vídeo, entramos em contato com nosso amigo Steve Zywica (@theshuttersmith), que faz um ótimo trabalho de videografia, e começamos a filmar. Nosso bom amigo Tyler (@tyler__orear) foi o ator do vídeo (ele não é arqueólogo nem necrófilo, caso o vídeo sugira isso).

 

A banda já tem uma agenda de shows programada?

Temos algumas coisas em andamento para 2024 que estão para serem anunciadas. Os detalhes serão revelados no decorrer do ano.

 

A banda está perto de lançar o primeiro álbum. Teremos um novo single para acompanhar o lançamento?

Dado o nosso cronograma e a data de lançamento prevista, provavelmente promoveremos apenas “Velvetile” como single antes do álbum e destacaremos outras músicas em seguida, com conteúdo de vídeo e afins. Mais singles e vídeos serão lançados ao longo do ano.

 

O que os fãs podem esperar do próximo álbum?

Os fãs devem esperar um disco em que nos esforçamos ao máximo. Apesar de centenas de músicas ouvidas durante o processo de composição, demonstração e produção, ainda achamos que a música tem algo especial. Surpreendentemente, ainda não estamos completamente cansados do álbum! Esperamos que os fãs achem as músicas envolventes, comoventes e memoráveis.

 

Se você gostou do single “Velvetile” e quer saber mais sobre a Sapphire Sun, siga a banda nas redes sociais: