A música dos Beatles que Ringo Starr chamou de “rock grunge dos anos 60”

215 views

Apesar dos parâmetros lendários de seu comportamento humorístico e da dedicação quase cômica à paz e ao amor, Ringo Starr sabe uma ou duas coisas sobre música.

Apesar dos parâmetros lendários de seu comportamento humorístico e da dedicação quase cômica à paz e ao amor, Ringo Starr sabe uma ou duas coisas sobre música. Como baterista dos Beatles, ele desempenhou um papel crucial na ruptura da cultura com o passado e na transição para seu futuro expressivo. Desde a separação do quarteto em 1970, Ringo tem sido uma característica sempre presente no cenário musical.

 

Ringo era o rei do sentimento

Se alguém duvida do talento de Ringo Starr, faça o seguinte comentário sobre a natureza de seu trabalho feito por um dos bateristas mais elementares que o mundo já conheceu, Dave Grohl. Afirmando que o ex-Beatles existe em seu próprio espaço , o líder do Foo Fighters disse ao Rock and Roll Hall of Fame: “Defina o maior baterista do mundo. É alguém que é tecnicamente proficiente ou é alguém que acompanha a música com seu próprio sentimento? Ringo era o rei do sentimento”.

 

Além disso, para evidências de sua habilidade técnica, basta procurar ‘Good Morning Good Morning ‘ do Sgt. Pepper’s , onde o baterista criminalmente esquecido empregou uma polirritmia abrasadora, com trigêmeos tocados no chimbal e colcheias retas no bumbo. Este empreendimento complexo empurrou a bateria do rock para uma nova direção.

 

Claramente, Ringo Starr é mais do que merecedor de sua posição, embora tradicionalmente os “musos” tendam a ser bastante depreciativos em relação ao seu trabalho. Ao lado de seu amigo e companheiro sobrevivente dos Beatles, Paul McCartney, eles viram a música popular evoluir notavelmente desde que estourou no início dos anos 1960, com o zeitgeist mudando muitas vezes.

 

Grunge

Um dos gêneros mais importantes que surgiu após os esforços dos Beatles foi o grunge. Embora esteticamente e em alguns aspectos musicais possam ser diferentes, os Beatles estão mais conectados à cena de Seattle do que parece imediatamente. Kurt Cobain, o líder da famosa banda grunge Nirvana, foi um fã de longa data dos Beatles e de suas composições e, de modo geral, o gênero está impregnado das tradições musicais do blues.

 

Como possui uma vasta experiência musical para respaldar sua afirmação, Ringo Starr explicou certa vez que acredita que uma das canções dos Beatles é uma precursora do som de Seattle, apelidando-a de “rock grunge dos anos 60”. Embora existam alguns que se enquadram nesta categoria, sendo ‘Helter Skelter’ o mais proeminente, na verdade foi outra música encontrada no terceiro lado do The White Album de 1968, ‘Yer Blues’.

 

Yer Blues

Starr disse em Anthology : “’Yer Blues’, você não pode superar. Foi esse grupo que estava junto; era como o rock grunge dos anos 60, na verdade, Blues Grunge”. Apesar de todos os grandes momentos capturados em fita, Starr ainda afirma que sua melhor performance foi no famoso lado B da banda, ‘Rain’.

 

Ouça ‘Yer Blues’ abaixo.

 

 

Veja também