Imagina você sendo um jovem que ama Rock, mas que ainda não encontrou o estilo que tem tudo a ver com você. De repente, você entra em um mercadinho da cidade vizinha e recebe o convite para um show no dia seguinte. Um funcionário do estabelecimento é o guitarrista e vocalista dessa banda e o show aconteceria no estacionamento do próprio mercadinho. Agora imagina que esse pequeno show foi capaz de mudar a história do Rock Alternativo no mundo todo. O jovem que entrou no mercadinho era ninguém menos que Kurt Cobain e o funcionário do mercadinho que tinha uma banda era Buzz Osborne, líder dos Melvins.
Kurt Cobain, quando jovem, amava Led Zeppelin, Aerosmith, Kiss, entre outros trabalhos do Hard Rock. Mas, sentia que faltava algo que movesse seu mundo de verdade. A partir daquele dia e daquele pequeno show, ele encontrou o que procurava: o Punk Rock.
Aquele pequeno show dos Melvins foi responsável por mudar a história da música. Kurt Cobain gostava de música desde cedo, mas ao conhecer o Punk Rock encontrou a atitude que precisava para ter coragem de formar sua própria banda. Ele se aproximou bastante de Buzz e o líder dos Melvins foi uma espécie de mentor para ele, apresentando-lhe revistas e pôsteres de bandas do Punk e do underground.
A vontade de formar a própria banda começou a aumentar. Kurt encontrara o som que procurava: atitude, intensidade e rebeldia. O Hard Rock era algo que ele gostava, mas certamente aquela objetificação da mulher o incomodava e muito. Ao conhecer o Punk, entendia que sua rebeldia poderia ser expressada sem medo e ele poderia ser ele mesmo pela primeira vez.
Anos depois daquele show, o Nirvana lançava o Nevermind (1991), o álbum mais importante da década e um dos mais importantes da história do Rock. Mas, nem todo esse sucesso, fez com que Kurt se esquecesse da importância de Buzz e dos Melvins em sua vida. A banda de Osborne já estava consolidada no underground naquele momento e nem se encontrava mais na região de Seattle. De qualquer forma, após o Nirvana alcançar o sucesso, indicou os Melvins para serem gravados por uma grande gravadora. A banda, assim, conseguia entrar no mainstream com o álbum Houdini (1993), álbum que seria todo produzido por Kurt, mas que, por seu grande abuso de drogas, teve que parar o processo no meio. De qualquer forma, o líder do Nirvana chegou a ajudar no álbum e fez com que os Melvins tivessem seu álbum mais vendido da carreira.
A banda de Buzz segue em atividade até os dias de hoje. Os músicos lançaram vários álbuns e foram muito importantes para a cena underground. O baterista Dale Crover até ajudou o Nirvana antes de encontrarem e fixarem Dave Grohl na bateria. Até então, Kurt e Krist sofriam para encontrarem um bom músico dedicado e comprometido. E, em algumas músicas que entraram no Bleach (1989), em alguns singles e também no Incesticide (1992), você confere o baterista dos Melvins junto com o Nirvana.
O canal Iara Iguti do Youtube fez um vídeo completo falando sobre a trajetória dos Melvins, da importância da banda para Kurt Cobain e para o underground. Quer saber mais? Assista ao vídeo.