Os Paralamas do Sucesso: sobre o que fala “Lanterna dos Afogados”?

A música Lanterna dos Afogados é um dos maiores hits da história da banda Os Paralamas do Sucesso. Com uma letra marcante, densa e triste, Herbert Vianna conseguiu contar uma história de pessoas que precisavam de ajuda e que se sentiam solitárias. A música foi lançada no álbum Big Bang (1989), mas já foi regravada por outros artistas, inclusive por Cássia Eller.

 

A história da música começa com Jorge Amado, escritor baiano que escreveu o livro Jubiabá no ano de 1935. A história basicamente retrata a vida de famílias simples em Salvador dos anos de 1930. No livro, o personagem principal frequentava um bar que ficava no Porto do Cais de Salvador; o nome do bar? Lanterna dos Afogados.

 

O bar realmente existiu e era frequentado por jogadores de capoeira, prostitutas e marinheiros; era um lugar popular da cidade. O bar também representava um lugar angustiante, triste e solitário, marcado por pessoas consideradas excluídas da sociedade. Na letra, o eu lírico oferece ajuda a essas pessoas angustiadas, oferece um “ombro amigo”.

 

 

A letra da música transparece exatamente essa angústia e essa solidão, representando muito bem o que significou o lugar para as pessoas que o frequentavam na época.

 

A música surgiu em um passeio de moto: do trajeto de sua casa até um restaurante, Herbert foi imaginando a letra e a melodia da música. Ao chegar ao destino, o músico pediu papel e caneta ao garçom e conseguiu registrar a música. Inspirado pelo livro que havia lido havia pouco tempo e querendo representar essa solidão em uma música, o vocalista aproveitou o trajeto e foi criando a melodia e a letra do que viria a ser a música.

 

Para o arranjo, a banda se inspirou em baladas românticas dos anos 80. Trabalhos como o de Jeff Beck e Whitesnake foram inspirações para o trabalho.

 

Lanterna dos Afogados acabou sendo trilha sonora da novela Rainha da Sucata, o que ajudou a impulsionar ainda mais seu sucesso.

 

O jornalista Julio Ettore falou mais sobre a música em seu canal oficial do Youtube. Confira abaixo!

 

 

93 views