Piece of Cake: o álbum que apresentou o Mudhoney ao mundo

92 views

Piece of Cake vendeu mais de 150.000 cópias em seu lançamento inicial e a revista Spin listou-o no número 11 em sua lista dos 20 melhores álbuns de 1992.

Piece of Cake foi o primeiro disco do Mudhoney lançado por uma grande gravadora, a Reprise Records, em 1992. A banda, que havia criado raízes no movimento grunge de Seattle com a Sub Pop, fez essa transição significativa para uma major label. Dez anos depois, eles voltaram à Sub Pop, reafirmando suas origens e identidade.

 

Também é considerado (injustamente, diga-se de passagem ) um disco desprezado pela banda.

 

 

Foi através de Piece of Cake que eu conheci o Mudhoney. Alavancados pela ascensão do grunge (gênero que eles ajudaram a criar), eles caíram de paraquedas na minha discografia da época. Um ótimo álbum que trazia faixas como “Suck You Dry” e “Blinding Sun”, que são verdadeiros hinos do grunge e presença constante no setlist da banda em seus shows. Curiosamente, o álbum também inclui a faixa “Acetone”, que é uma homenagem à banda The Stooges, uma das grandes influências do Mudhoney. Dá pra destacar também “No End In Sight”, “Im Spun” e “Ritzville”.

 

 

Piece of Cake vendeu mais de 150.000 cópias em seu lançamento inicial e a revista Spin listou-o no número 11 em sua lista dos 20 melhores álbuns de 1992.

 

Mais rápido e feroz do que nunca, mas ainda confuso e caótico, Piece of Cake provou que o gosto musical do Mudhoney era mais diversificado do que muitos poderiam imaginar, sem jamais abandonar a gloriosa desordem que sempre foi sua marca registrada.

 

Veja também