5 bandas que acabaram cedo demais e você não sabia

111 views

Existem bandas clássicas, com um vasto repertório musical, mas que incrivelmente duraram muito pouco. São bandas que nasceram para brilhar, seja pelo talento ou pelo contexto de suas épocas. Conheça 5 bandas que você não sabia que tinham durado tão pouco tempo.

 

1 – The Beatles (1960-1970)

A maior banda de todos os tempos durou uma década. O período foi suficiente para a banda ser definida como o maior fenômeno de popularidade da música nos anos 60. O grupo inglês encerrou suas atividades em 1970, dez anos antes da trágica morte de John Lennon. Os Beatles lançaram, ao todo, 12 discos de estúdio e 213 músicas quando eles estavam em atividade.

 

 

2 – The Doors (1965-1973)

Jim Morrison é sem dúvida um dos maiores ícones da história da música, tendo influenciado multidões através de suas letras. Com uma obra musical impecável, o The Doors é uma daquelas bandas que você escuta toda a discografia sem pular nenhuma música enquanto aprecia um bom whisky.  O The Doors acabou 1973, dois anos após a morte de Jim Morrison. A banda esteve ativa por apenas oito anos, o suficiente para eternizar-se na história da música e ser considerada até hoje como uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.

 

The Doors lançou nove álbuns de estúdio, sendo três destes após a morte de Jim Morrison.

 

 

3 – Nirvana (1987-1994)

O Nirvana foi sem dúvida o maior expoente do grunge, contribuindo para a difusão do movimento na grande mídia. A banda lançou três discos de estúdio e um álbum acústico. Infelizmente, assim como Jim Morrison entre outras estrelas roqueiras, Kurt Cobain veio a falecer com apenas 27 anos, causando o fim da banda de uma forma trágica.

 

 

4 – The Smiths (1982-1987)

Juntos por apenas cinco anos, os integrantes do The Smiths estão entre os maiores representantes do indie e do rock alternativo dos anos 90. Formada em Manchester em 1982, eles ficaram em atividade até 87, mas deixaram grandes clássicos pra gente curtir: There Is a Light That Never Goes Out, How Soon Is Now?, Bigmouth Strikes Again, The Boy With The Thorn In His Side e muito mais.

A banda lançou quatro álbuns: The Smiths, Meat Is Murder, The Queen Is Dead e Strangeways, Here We Come.

 

 

5 – Creedence Clearwater Revival (1967-1972)

A banda californiana Creedence Clearwater Revival durou apenas cinco anos, tendo gravado neste período, inúmeros sucessos. O quarteto lançou sete álbuns e vendeu mais de 25 milhões de discos apenas nos EUA. O Creedence Clearwater Revival separou-se em 1972 e cada integrante seguiu um rumo.

 

 

Leia também:

Woodstock: Conheça as 32 bandas que tocaram no evento de 1969

Southern Cross: Conheça a história da Fender fabricada no Brasil