Mulheres do Rock: Conheça 13 Roqueiras de Destaque

Nós sabemos que o mês da mulher foi em Março. Devido a uma série de coisas, acabei me atrasando por aqui, mas, resolvi publicar mesmo assim. 

 

Na minha humilde opinião, mulheres possuem sentimentos a flor da pele, e isso quando soma à carreira de musicista, bah…  é dedicação, transpiração de arte em um nível muito elevado. Muitas mulheres vomitam a sua expressão poética, e isso é indescritivelmente lindo. São timbres vocais, (ou acordes instrumentais e etc) de raiva, ódio, amor entre tantas coisas.

 

Neste artigo eu listei algumas roqueiraças que me vieram à mente. Claro, sabemos que a lista é imensa. E que as roqueiras listadas abaixo, já são muuuito famosas, de qualquer forma, se você não conhece algumas delas, esse artigo já faz todo sentido em existir.

 

Temos bandas como Babes in Toyland, L7, Kittie, Arch Enemy, BulimiaPitty, Mutantes e Avril Lavigne… amigos e amigas, são tantas bandas de destaque! Abaixo algumas das que considero gigantes (claro a lista real deve ser enorme e provavelmente outra grande estrela ficou de fora, mas essa é a minha lista, e não é necessariamente um ranking, não está seguindo uma ordem exata):

 

1 – Janis Joplin

Ninguém se compara. Janis Joplin foi, é e sempre será a rainha do rock. Janis dedicou-se às artes e discussões filosóficas e literárias, algo que veio de seu pai, Seth Joplin, incluindo a tendência ao alcoolismo. Dona de uma voz rouca, única, Janis Joplin embalou a cena hippie e psicodélica sessentista, era puro rock n’ roll woodstockiano.

O vício em drogas a tirou de cena, infelizmente, em 4 de outubro de 1970, numa overdose, encerrando precocemente a sua vida aos 27 anos, assim como outros outsiders do rock.

 

 

2 – Brody Dalle

Brody Dalle é uma punk californiana que conquistou corações e ouvidos de multidões na banda The Distillers. Tendo raízes no puro punk do subúrbio de Los Angeles, com diversas influências de destaque, a Brody é uma roqueira que tem um passado turbulento, desde o vicío em heroína no subúrbio punk califa, até as seus antigos relacionamentos… seus ex-maridos, Tim Armstrong do Rancid e Josh Homme do Queens of the Stone Age.

 

A voz da Brody é poderosa. Possui a famosa voz de peito (um termo que utilizamos dentro dos studios, para se referir a vocais feitos a plenos pulmões). Brody possui um dos melhores vocais drivados, rasgados além de ser uma baita guitarrista.

Confere:

 

3 – Angela Gossow

Angela Gossow é a ex vocalista da banda Arch Enemy, banda que conquistou multidões nos 4 cantos da Terra. Dona de vocais guturais poderosos, Angela é o tipo de vocalista que lacrimeja para expôr a sua arte! Gossow era o coração da banda mas Alissa White-Gluz (The Agonist) assumiu os vocais dando frescor para a sonoridade da banda e também  muita liberdade para que Angela pudesse assumir como manager do Arch Enemy (sim, bandas são empresas).

 

4 – Joan Jett

Joan é uma das mulheres mais importantes do rock, estrelando aos palcos nos anos 70, a cantora, compositora, guitarrista e produtora ingressou na banda feminina The Runaways que, simplesmente é uma das primeiras bandas de rock formada por mulheres a atingir a fama internacional.

 

 

5 – Kim Deal

Kim Deal é uma das baixistas mais conceituadas da história do rock. Ela foi responsável por ajudar a criar alguns dos hits mais célebres da banda Pixies, aclamado grupo de rock alternativo noventista. Os Pixies se separaram em 1993, devido a uma série de divergências e brigas entre Deal e o vocalista Black Francis. Eles se acusaram e se alfinetaram mutuamente ao longo dos anos, revelando um certo rancor entre os dois. A Kim tem uma irmã gêmea chamada Kelley Deal, com a qual formou a banda The Breeders (outra grande banda que recomendo muito).

 

6 – Rita Lee

Rita Lee é a nossa musa do rock. Ela é reconhecida como “raínha do rock brasileiro”. No Brasil, ninguém se compara. E nunca chegará nem perto. Rita Lee, deixou este plano recentemente e hoje continua sendo uma estrela lá em cima, lá em baixo ou por aí. Escute a banda Mutantes, você entenderá o que é a verdadeira poesia-musical-lisérgica-oculta-psicodélica que ela produzia naquele tempo.

 

 

7 – Amy Lee

Amy Lee é uma roqueira gótica mainstream e bem sucedida dos anos 2000. A vocalista do Evascence teve sua carreira incentivada por uma tragédia familiar, que aconteceu quando ela tinha apenas seis anos. Sua irmã Bonnie morreu aos três anos de idade em 1987, de uma doença não identificada.

 

 

8 – Tarja Turunen

Mais uma gótica pra lista que desponta com uma voz linda e uma performance incomparável. A ex-vocalista do Nightwish esteve no Brasil recentemente… e podemos testemunhar todo o seu vigor. Tenho um amigo cobrindo turnê ao seu lado e sim, é uma artista de alto nível. Tarja Turunen é uma deusa do rock.

 

 

9 – Avril Lavigne

Avril Lavigne tomou corações e ouvidos da gurizada no início dos 2000. Influenciada pelo skate punk, o pop punk na universidade, Avril se jogou na música, escrevendo, e lançando canções de amor e baladas de rock. Hoje, Avril Lavigne tem 41 anos e continua encantando com sua linda voz.

 

 

 

10 – Gwen Stefani

Gwen Stefani é mundialmente conhecida por sua participação como jurada no programa The Voice EUA, em carreira solo ou com o trabalho na sua ex-banda, o No Doubt. Ela traiu o movimento roqueiro, adentrando em um ambiente sonoro “full pop” (acabo de inventar esse termo), mas emplacou os hits radiofônicos “Don’t Speak“, “Spiderwebs” e “Just A Girl” na década de 1990.

 

Gwen tocava o terror no No Doubt, a banda em que teve que assumir os vocais principais, mó responsa, pois John Spence, o vocalista depressivo da banda cometeu suicídio em um estacionamento. O cara até deixou uma nota de duas páginas onde falava sobre a pressão sobre ser o frontman do grupo.

 

 

 

11 – Kim Gordon

Nada mais e nada menos que uma integrante da extinta e excelente banda de Nova York chamada Sonic Youth. Kim lançou um livro chamado “A Garota da Banda! Logo na introdução da biografia, as cartas são devidamente colocadas na mesa: houve uma traição, o que colocou um ponto final no casamento entre Kim (cantora, baixista e guitarrista) e Thurston Moore (guitarrista), também componente do grupo. O Sonic Youth, vale lembrar, iniciou suas atividades em 1981, dentro da cena independente, onde fez sua música reverberar, junto com Nirvana, L7 entre outras tantas bandas dos anos 90. Sonic Youth é puro rock experimental, já toquei em alguns shows, mas vale lembrar que eles testam afinações muito diferentes e pouco convencionais nos instrumentos.

Ah! Kim Gordon está vindo pro Brasil, para um show em São Paulo.

 

 

12 – Kate Pierson

Catherine Elizabeth Pierson é uma cantora, letrista e membro fundadora americana do B-52s. Ela toca guitarra, baixo e vários instrumentos de teclado. Não vou escrever muito porque já estou cansado de digitar, mas vou deixar o videoclipe abaixo, onde você pode testemunhar essa bela voz!

 

 

13 – Linda Perry

Linda Perry é uma produtora musical, essa roqueiraça lançou um som poderoso nos anos 90, que atingiu pessoas através das rádios no mundo inteiro. Linda tem 59 anos, nasceu em Springfield e está por aí… produziu Courtney Love, Britney Spears, Kelly Osborne, Adele, P!nk entre outras artistas notáveis. Espero que ela volte a me stalkear nas redes. Curte aí sua voz poderosa!

 

 

 

Leia mais:

Conheça a história da MTV Brasil, sua importância e o legado para a cultura e indústria musical

 

Conheça a banda punk asiática Otoboke Beaver

 

Monsters of Rock 2025: Saiba onde comprar ingressos para o festival

O festival Monsters of Rock 2025 acontece no dia 19 de abril de 2025, no Allianz Parque, em São Paulo.

 

A oitava edição do evento que atrai milhares de amantes do rock, completa 30 anos com a presença dos headliners Scorpions e Judas Priest. Os portões do Allianz Parque abrem às 10h e o Monsters of Rock terá início às 11h30. Se apresentam pela ordem: Stratovarius, Opeth, Queensryche, Savatage, Europe, Judas Priest e Scorpions.

 

Como adquirir ingressos para o Monsters Of Rock 2025

Os ingressos estão disponíveis no site da Eventim ou na Bilheteria do portão A do estádio Allianz Parque. O parcelamento pode ser feito em até quatro vezes, sem juros nas compras online e na bilheteria, e em até 10 vezes, com juros apenas nas compras on-line. A meia entrada estudante e meia entrada idoso é limitada a uma por CPF.

 

Como chegar no local do evento Monsters of Rock 2025

A Estação Palmeiras-Barra Funda é a mais próxima do Allianz Parque. Para chegar ao local é possível utilizar as Linhas 3-Vermelha, do Metrô, 7-Rubi e 8-Diamante, de trens urbanos, e o Expresso Aeroporto, que vem direto do Aeroporto de Guarulhos. Depois que realizar o desembarque, é necessário caminhar cerca de 800 metros pelas avenidas Mário de Andrade e Francisco Matarazzo para chegar ao Allianz Parque. Outro caminho é descer na Estação Vila Madalena, da Linha 2-Verde do metrô. Desta forma, o passageiro estará a 3 km do Allianz Parque. Assim, será necessário completar o percurso embarcando em um ônibus, carro por aplicativo ou táxi. Há dois pontos de táxi nas saídas da estação do metrô.

 

Serviço Monsters of Rock 30 anos

Data: 19/04/2005
Local: Allianz Parque – Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca – SP
Ingressos: venda disponível no site da Eventim

 

Leia também:

The Town já tem data para a venda dos primeiros cards