Conheça o Cyber Metal de Juninho Vitório, precursor do gênero musical no Brasil

Saiba o que é Cyber Metal, através da obra e história do artista de Metal Cristão Juninho Vitorio

 

A Rockstage Brasil conversou com um dos principais músicos da cena de New Metal, Cyber Metal Cristão do Brasil, para entender um pouco sobre este subgênero do rock que vem ganhando cada vez mais ouvintes nas terras tupiniquins.

 

Juninho Vitório nos apresentou sua história, como começou na música, quais suas influências para chegar até a estética e sua sonoridade atual! Confira aqui:

 

Você sabe o que é o Cyber ​​Metal?

É um subgênero do metal que combina elementos de metal industrial, música eletrônica e metal extremo. É caracterizado pelo uso pesado de sintetizadores, drum machines e outros instrumentos eletrônicos, bem como seu som agressivo e frequentemente caótico. As letras geralmente focam em temas de tecnologia, ficção científica e futuros distópicos.

 

Neste contexto, surge um novo artista carioca – Juninho Vitório – trazendo uma estética Cyberpunk, letras inteligentes e um som pesado, dando força ao Metal Cristão, subgênero que vem crescendo no país...

 

Juninho Vitório já atinge mais de 700.000 Streams no Spotify, além de vencer uma premiação como melhor cantor SJM-RJ e melhores do ano 2022 e 2023. Com vocais drivados e riffs poderosos inspirados no New Metal seu som possui peculiaridades em relação aos demais artistas de Rock Cristão no país. A maioria dos ouvintes de Juninho, nas plataformas de streaming, estão na cidade europeia de Luxemburgo e em São Paulo capital.

 

Juninho explica o que seria o Cyber Metal, na sua visão:


“Satisfação em estar aqui na Rockstage Brasil! O Cyber Metal é um conceito que reúne estética visual, tanto nas roupas, cabelo por exemplo, como no som pesado e melancólico que faço. Sempre gostei de games, séries, filmes, bem como, o som pesado do Metal. Então tive muitas influências! […] Contém no meu som elementos Cyberpunks, como efeitos cibernéticos e psicodélicos por exemplo. Eu tenho muita influência do Nü metal, heavy metal e metal. Então é como se eu acrescentasse na música, no Nu metal – o Cyberpunk, como na estética Cyberpunk o som e o estilo do metal.”

 

 

Além do som de peso, com vocais que podem atingir drives, screamos e guturais muito bem executados, a obra musical de Juninho Vitório é uma combinação das letras recheadas de significados, com mensagens de luta, dor, superação e fé com sua interpretação bem expressiva, alcança um estado verdadeiro do que lidamos na nossa jornada da vida. Servindo como incentivo e nos encorajando para prosseguirmos e não desistir.

 

Um pouco da história do artista Juninho Vitório

Juninho Vitório é natural de Nova Iguaçu – RJ. É músico, cantor, compositor, multi instrumentista, letrista, arranjador, roteirista, diretor artístico e escritor. É casado e tem 3 filhos. Começou na música aprendendo teclado aos 9 anos pra ajudar na igreja de sua mãe na época, mas teve que parar por não ter condições. Juninho sempre quis aprender instrumentos de cordas, no entanto, foi nas ruas com violões em rodas que aprendeu seus primeiros acordes. O músico não tinha um violão e arrumava emprestado. Depois o músico passou a trabalhar de servente de pedreiro com seu tio e conseguiu comprar um violão usado, da marca Tonante.

 

Aos 16 anos foi convidado pra integrar uma banda de Pop Punk:

 

“Eu estava indo pro meu rolé de skate, quando escutei ‘juninhooo?!” aí parei pra ver. Era uma menina que me convidou pra tocar em uma banda. Eu ri de alegria e falei ‘Demorô! Eu quero!’ aí perguntei quantos integrantes tinha. Tinha ela, o batera e eu. Mas logo conseguimos um baixista e outro guitarrista. Nessa banda eu fui guitarrista e backing vocal. Foi bem divertido! Eu me lembro da primeira vez que fomos ensaiar e vi a banda de um amigo que estava ensaiando antes da gente e foi demais cara. Aquele barulho, aquela energia sabe?! Eu me senti super bem, me senti vivo!


Após meses Juninho e o outro guitarrista fundaram uma banda de Nü Metal. Banda que fez muito sucesso no underground. Era Cover de Korn, Slipknot, Deftones, Sevendust, ILL Nino, Mudvayne. A banda se consagrou no cenário dos anos 00, com sua entrega nos palcos, suas performances que inclusive Juninho tinha uma marca registrada que era pôr um sonrisal na boca e encenar um ataque durante o show.

 

A galera adorava quando eu fazia isso (risos) Eu sou assim às vezes tenho umas ideias meio loucas e faço o que dá na minha cabeça é divertido! (risos) No começo o pessoal se assustava e achava que eu estava tento uma overdose ou
ataque epilético ou sei lá (risos) e falavam ‘o cara tá morrendo e continua tocando que irado!’ (risos) mas depois viam que era encenação e fazia parte do show. E eles adoravam isso!

 

 

Depois disso o pessoal quando via a gente chegando, viam perguntar se queria ajuda pra carregar os instrumentos etc. (Era tão legal esse carinho da galera) Aí surgia o assunto ‘vai ter o lance do sonrisal hj? Vai ter né?”

 

Eles fizeram inúmeros shows e arrastaram uma galera de fãs. Juninho compôs uma música juntamente com seu amigo e baixista da banda que inclusive gravaram um Single de estúdio. Porém Infelizmente após a morte precoce do baixista e muito amigo de Juninho, a banda parou.

 

Juninho ficou alguns anos sem tocar, até que começou a ir pra igreja e lá depois de algum tempo começou um trabalho de ajudar os músicos que lá tocavam, se envolvendo em trabalhos sociais ajudando famílias. Após isso, Juninho montou um projeto de Rock Alternativo com seu amigo e guitarrista da antiga banda de Nü Metal.

 

Juninho já havia composto várias músicas e então gravaram 2 EPs. Fizeram bastante shows e inclusive tocaram na Rádio Record, que virou quase que uma segunda casa, já que todos gostavam de Juninho e sua banda e passaram a ser convidados a estar na rádio toda semana às sextas-feiras. Em 2020 durante a pandemia ficou tudo parado e a banda esfriou.

 

Foi então que Juninho Vitório começou seu projeto solo.

 

Inicio do projeto solo

Agora com a ideia de fazer um som New Metal ligado a outros elementos estéticos que tem paixão,o músico começou a ter novas ideias, querendo fazer algo diferente e ligado à sua identidade. Foi compondo bastante, testando algumas coisas até chegar na conclusão. Nesse período Juninho conheceu seu amigo e produtor Josias Passos, onde o produtor entendeu suas ideias e passaram a trabalhar juntos.

 

Juninho então lança o single intitulado “Renascido” que impactou muita gente inclusive a imprensa brasileira saindo em diversas matérias de jornais e revistas.

 

Mas ainda faltava: “Eu queria fazer algo brutal e expressivo, e consegui. Mas ainda faltava uma estética que eu queria muito, foi quando conheci a Aby, eu queria aproveitar as capas pra expressar algo com uma estética específica, a Abyzinha conseguiu entender isso”.

 

Aby passou a ser a designer gráfico e amiga do artista. Juninho então lança “Liberte-Me” brutalizando com um som pesado, qualidade musical incrível e uma capa sem igual! Em sequência vieram diversos trabalhos incríveis que ganhou espaço na cena, e vocês podem conferir em todas as plataformas digitais de música e no YouTube.

 

Assista “Breakdown” o novo videoclipe de Juninho Vitório

Já está disponível o novo videoclipe de ‘Breakdown‘, faixa que complementa o EP intitulado, “Between Shadowns And Illusion“, que é composto por 4 músicas. E é o segundo capítulo da série que conta a temática do álbum, como uma série da Netflix. A faixa apresenta uma temática que remete a sentimentos de superação de crises de depressão, colapso mental e ansiedade, tendo Cristo como força maior para este feito.

 

Mais um brilhante trabalho que reforça a identidade sonora e estética do artista. Confira:

 

 

Ficha Técnica

Autor/Compositor – Juninho Vitório

Produção musical – Josias Passos

Mix/Master – Jbox Studios

Capa – Aby Guillermo Fotografia – Brunus Rangel

Film: A film written and directed by Juninho Vitório

Cast: Juninho Vitório Thor Vitório Brunus Rangel Weiner

Camera man: Brunus Rangel Thor Vitório

Costume: Marcele Vitório

Make Up: Marcele Vitório Juninho Vitório Edition: Juninho Vitório

 

Redes Sociais

 

 

Discografia:

• Sua vida me põe de pé – 2020
• Renascido – 2022
• Liberte- me – 2023
• Dores feat. Athos 2 – 2023
• Me faça viver outra vez – 2023
• Mi Vida Te Doy – 2023
• Everything’s Okay Marcele – 2023
• Everything’s Okay acoustic – 2023
• Participação de Juninho (Feat) na música Ekballo de Diego Alves – 2023
• Between Shadowns And Illusion – 2024

 

Artigos relacionados: