Layne Staley: Ainda existem faixas inéditas compostas por ele?

Durante anos, especula-se que existam faixas inéditas compostas por Layne Staley (vocalista original da banda Alice In Chains) a espera de serem lançadas. Mas elas realmente existem?

 

De certo, vários vídeos vazaram na internet mostrando a participação de Layne em diferentes momentos fora do Alice In Chains. Mas seria estas as tais faixas inéditas?

 

Conversamos com o produtor Dave Hillis, engenheiro de som dos álbuns “Ten” do Pearl Jam  e “SAP” do Alice in Chains a pouco mais de uma semana.  O nome dele esteve entrelaçado com essa informação durante anos. Veja o que Hillis tem a dizer sobre este assunto:

 

“Sim,  a história começou nos primeiros dias em Seattle entre 86 e 89. Havia alguns irmãos com o sobrenome Holt e deste 85, quando eu estava em uma banda de metal, esses irmãos também estavam em outra banda de metal chamada Bondage Boys que se apresentavam com o vocalista do Faster Pussycat Taime Downe.

 

Bem, Ron Holt, que era o baterista, na verdade, um virtuoso musical versátil, tornou-se uma espécie de mentor para mim e, eventualmente, Jerry Cantrell. Eu e Ron estivemos em uma banda por um tempo e fizemos a música chamada “Coming After”. Eu era vocalista na época e ele também estava trabalhando com Staley que acabou cantando e  fez com que a musica ficasse muito melhor, devo acrescentar (risos). Seu irmão Craig Holt também era um guitarrista e compositor fantástico e começou uma banda chamada Second Coming que eventualmente assinou contrato com a Records e membros do Alice N’ Chains original, antes de Jerry Cantrell. A versão glam também tinha Layne e chegou a fazer algum sucesso.

 

Na foto, Layne, Denri e Hillis em uma festa em Seattle

 

Depois que Layne começou a fazer sucesso com o Alice In Chains, ele investiu dinheiro para que Craig voltasse ao estúdio e terminasse algumas das faixas, além de participar de algumas delas. Algumas músicas novas foram escritas por Craig e uma música que Ron escreveu, talvez mais.

 

Há alguns anos, Craig me procurou e voou de Seattle para o meu estúdio aqui em Pittsburgh e remixamos todas as músicas.

 

Essas músicas não foram lançadas na Internet porque eu sou o único que tem a cópia, além de Craig, que eu deveria chamar de Jesse, porque é assim que ele se chama agora. Houve muitas complicações e as negociações foram interrompidas para liberar as faixas. Ainda espero que elas vejam a luz do dia em algum momento, porque ficaram muito boas“.

 

Perguntado sobre como essas faixas soavam, ele disse que não se parecem com de Alice in Chains.  “As faixas apresentam uma sonoridade mais eletrônica com guitarras. Um tom sombrio e melódico. Acho que é um material muito bom, mas não soa como Alice In Chains“, diz Dave Hillis.

 

Confira a entrevista completa

 

Pela Internet

Durante 1996 e 2002, varias faixas com a participação (ou não) de Layne, caíram na internet, como por exemplo, “Things You Do” em parceria com a banda The Aftervibes. Confira aqui.

 

 

Remasterização da versão de 2004 de Things You Do, uma faixa em que Layne Staley trabalhou com Jesse Holt em 1996-1997, usando instrumentais e vocais oficiais recém-lançados extraídos das versões de 1997 e 2004 da música.

 

Um faixa bastante comentada e que, segundo algumas pessoas, teria a participação de Layne, se chama “Kevin Spacey” da banda Taproot. Dizem que Layne estava bastante animado em colocar sua voz na faixa e inclusive Toby Wright ( produtor dos álbuns “Tripod” e “Jar Of Flies”) estava a caminho de Seattle quando ficou sabendo da morte de Staley.

 

 

Uma terceira faixa “Daily Bread”, também instrumental, foi composta por Jesse Holt, citado por Dave Hillis, e que supostamente contaria com a participação de Layne.  Seria verdade?

 

Sem citar o nome de Layne, Holt disse com exclusividade a Rockstage Brasil:  “A pessoa que escreveu a letra de “Daily Bread” disse algo religioso sobre engasgar com o pão de cada dia. Gostaria de poder lembrar mais. Ele cantou a letra para mim enquanto dirigíamos pela ponte do canal de Seattle enquanto festejamos. Tenho certeza de que a mãe dele as tem”.

 

 

Como seria a interpretação de Layne nessas faixas? É uma pergunta aparentemente sem resposta.

 

Ainda há espaço para mais uma nova canção, intitulada “So Susan” encontrada no acervo pessoal de Ron Holt ( que faleceu a poucos meses), irmão de Jesse Holt.

 

Esperamos que um dia, Dave Hillis e Jesse Holt possam lançar essas faixas devidamente editadas e mixadas para que possamos ter um pouco mais da genialidade de Layne. O tempo dirá…

 

Veja também…