Pearl Jam reapareceu ontem cheio de novidades: novo álbum, faixa inédita e anúncio de turnê mundial (confira as datas oficias no site da banda, clique aqui ).
Produzido pelo vencedor do Grammy Andrew Watt, ‘Dark Matter’ é o primeiro lançamento do grupo desde ‘Gigaton’ (2020).
No ano passado (2023), os integrantes da banda: Eddie Vedder , Jeff Ament , Stone Gossard, Mike McCready e Matt Cameron, se recolheram nos Shangri-La Studios, em Malibu e após três semanas de trabalho duro, finalizaram a composição e gravação do novo álbum.
A banda apresentou o disco em uma festa de audição no Troubadour, em West Hollywood, durante a semana do Grammy.
“Estou arrepiado, porque tenho boas lembranças. Ainda estamos procurando maneiras de nos comunicar. Estamos em um momento de nossas vidas em que podemos fazer isso ou não, mas ainda nos preocupamos em lançar algo que seja significativo e que, esperamos, seja nosso melhor trabalho. Sem exagero, acho que esse é o nosso melhor trabalho”, diz Vedder.
Arte da Capa
A embalagem de ‘Dark Matter’ contém arte de pintura de luz de Alexandr Gnezdilov. Pintura de luz, ou “light painting”, é uma forma artística de fotografia em que as imagens são criadas ajustando a exposição da câmera por um período prolongado e usando uma fonte de luz, como uma lanterna, para “pintar” no escuro. A arte da capa do álbum foi criada usando um grande caleidoscópio feito por ele mesmo. Cada letra visível na capa foi capturada individualmente e escrita à mão no ar com uma lanterna especialmente projetada para criar o efeito perolado.
Confira aqui o novo single “Dark Matter” do Pearl Jam.