O icônico e ousado MTV Unplugged do Nirvana

Receber um convite da MTV para fazer um unplugged em meados dos anos 90 era o ápice para qualquer banda e para o Nirvana não foi diferente. Mas, Kurt Cobain era um astro diferente de todos os outros e não cedia facilmente às pressões do famoso canal de televisão, fazendo com que o show fosse ousado, icônico e histórico, sendo o segundo álbum mais vendido da história no formato.

 

A MTV, como sempre, queria um show cheio de hits e com convidados ilustres da cena Grunge. Para eles, era óbvio que Kurt (assim como vários outros artistas e bandas) selecionaria um repertório com as músicas mais conhecidas do Nirvana e também convidaria nomes como Eddie Vedder ou Chris Cornell para fazer parte do show. Porém, não contavam com a ousadia de Kurt e com seu jeito excêntrico.

 

O único hit que rolou foi Come As You Are. Além de músicas não tão conhecidas, Kurt e companhia aproveitaram para divulgar o recém lançado In Utero (1993), tocando algumas faixas dele, além de ousados seis covers. Dessas releituras, apenas The Man Who Sold the World, música de David Bowie, era conhecida; as demais eram de bandas da cena underground como Vaselines ou Meat Puppets, além também de uma faixa músico de Folk chamado Leadbelly.

 

Além de tocar músicas da desconhecida banda Meat Puppets, Kurt ainda convidou os músicos da banda para subirem ao palco e tocarem com o Nirvana. A MTV aceitou a contragosto, pois tinha medo que esse unplugged fosse um fracasso, mas também não queria perder a oportunidade de ter uma das mais importantes bandas da época nesse tão famoso show do canal.

 

Kurt estava nervoso. Vinha de momentos ruins em sua vida, muita dependência química e sérios problemas estomacais. Além  disso, seu relacionamento com Counrtney Love parecia não estar tão bem, talvez por isso aquele último fôlego cantado na faixa Where Did You Sleed Last Night tenha sido tão marcante e icônico a ponto do músico se recusar a voltar e fazer um bis.

 

De qualquer forma, não foi fácil, mas o show aconteceu e se tornou um sucesso de vendas. As ousadas escolhas da banda se mostraram bem interessantes e fizeram o Nirvana conseguir realizar um grande show. Talvez Kurt o imaginasse como uma grande despedida, dado todo o formato escolhido, desde seu repertório até sua decoração.

 

O canal da Iara Iguti no Youtube contou detalhes desse show e de seus bastidores. Não deixe de assisti-lo acima para saber mais sobre o que aconteceu nessa grande apresentação da banda.