10 CURIOSIDADES sobre TRIPOD do ALICE IN CHAINS

Em 1995 a banda Alice in Chains lançou seu terceiro álbum de estúdio, o autointitulado Alice in Chains, mais conhecido como Tripod ou álbum do cachorro. Ele foi o último álbum de estúdio lançado pela banda com Layne Staley nos vocais e teve uma gravação demorada e difícil. As faixas Grind, Heaven Beside You e Again foram lançadas como singles para promover o álbum e Grind e Again foram indicadas ao Grammy de Melhor Performance de Hard Rock.

 

Tripod foi inicialmente um projeto do guitarrista Jerry Cantrell. Ele convidou o Scott Rockwell, baterista do Gruntruck, outra banda de Seattle, para fazer jams e gravar O material. Nessa época o Layne Staley estava no Mad Season, então o produtor Toby Wright ia à casa de Jerry para trabalhar no material.

 

Durante as gravações, os integrantes do Alice in Chains não queriam ser perturbados por empresários, gravadoras ou qualquer coisa assim.

 

Tripod foi demorado, Layne nem sempre aparecia ao estúdio e quando ia, ficava horas no banheiro e também, muitas vezes, escrevia as letras na hora. A empresária Susan Silver e o produtor Toby Wright conversaram inúmeras vezes sobre dar fim às gravações.

 

Entre as gravações surgiu um supergrupo grunge com Johnny Cash e Kim Thayil, guitarrista do Soundgarden, Krist Novoselic, baixista do Nirvana, e Sean Kinney do Alice in Chains na bateria. Foi gravado o cover de “Time of the Preacher”, de Willie Nelson, para o álbum-tributo Twisted Willie. Para esse mesmo álbum, Jerry Cantrell gravou um cover de “I’ve Seen All This World I Care to See”.

 

Nesse período também, ocorreu o ultimo show do Mad Season no Moore Theatre em Seattle.

 

A capa do álbum autointitulado Alice in Chains foi feita pelo fotógrafo Rocky Schenck, que fotografou um cachorro de três pernas num playground nos arredores do centro de Los Angeles em agosto de 95. Rocky fez um casting de cachorros de três pernas para a sessão de fotos, e a banda acabou escolhendo um fax de uma das fotos que ele enviou. Por fim, as fotos tiradas no playground apareceram no box set “Music Bank” de 99.

 

Rocky Schenck também foi contratado pra fazer um vídeo promocional do álbum, mas no fim a banda decidiu fazer um documentário satírico estilo Spinal Tap, o Nona Tapes, com Jerry Cantrell no papel de Nona.

 

Faixas:
“Grind”
“Brush Away”
“Sludge Factory*”
“Heaven Beside You*”
“Head Creeps”
“Again*”
“Shame in You”
“God Am*”
“So Close”
“Nothin’ Song”
“Frogs*”
“Over Now*”

 

Integrantes Alice in Chains:
• Layne Staley
• Jerry Cantrell
• Mike Inez
• Sean Kinney

 

Técnicos de produção:

 

• Toby Wright – produção, engenheiro de som e mixagem
• Sean Kinney – arte da capa
• Stephen Marcussen – masterização
• Tom Nellen – engenheiro de som
• John Seymour – assistente de mixagem
• Rocky Schenck – fotografia
• Mary Maurer – direção de arte
• Doug Erb – design
• Susan Silver – empresária

Rita Lee morre aos 75 anos em São Paulo

A lendária cantora e ícone do rock brasileiro, Rita Lee, faleceu aos 75 anos na noite de segunda-feira (8), em São Paulo.

 

A triste notícia foi confirmada na manhã de terça-feira (9), através de um comunicado publicado nas contas oficiais da cantora e de seu marido, Roberto de Carvalho, nas redes sociais.

 

“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no fim da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”, dizia o comunicado.

 

A morte de Rita Lee é uma perda enorme para a música brasileira e para os fãs que a acompanharam ao longo de sua carreira de sucesso, que abrangeu várias décadas e gerações. Ela sempre será lembrada como uma das maiores artistas do país, cujas canções icônicas e inesquecíveis deixaram uma marca indelével na história da música brasileira.